ADPESE promove café da manhã com associados aposentados

No encontro foi anunciada a conquista da liminar que garante o pagamento em dia dos defensores públicos inativos  

A manhã de segunda-feira (18/6) foi de grande confraternização para os associados aposentados que participaram do café da manhã, promovido pela Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPESE). A realização do evento teve como objetivo principal promover a integração entre os associados, conhecer suas necessidades, trocar experiências e anunciar as últimas conquistas da ADPESE.

Durante o encontro, realizado no restaurante Vila Contilia, no bairro 13 de Julho, em Aracaju, o presidente da ADPESE, Herick Argôlo, falou sobre a liminar concedida, no último dia 17 de junho, que garante o pagamento dos inativos no mesmo dia dos ativos. “Os 24 associados vinham passando por uma situação de atraso salarial injustificado, por isso agente buscou uma solução jurídica para que o problema fosse resolvido. Através de um Mandato de Segurança também estamos pleiteando para que os subsídios e proventos sejam pagos até o dia 30 do mês ou no quinto dia útil do mês subsequente, assim como que sejam exibidos os extratos bancários da conta única do estado, conforme determina a Constituição da República da Lei Complementar 131/2009”, conta o presidente. “O encontro também é uma oportunidade de trocar ideias e conhecer as necessidades dos aposentados, com o objetivo de compor o programa de ações da nossa Diretoria para os próximos dois anos”, conclui.

Para passar mais detalhes sobre o assunto, participaram da reunião os representantes do escritório de advocacia da ADPESE. “Hoje agente têm dois processos visando o pagamento em dia dos aposentados. Um deles já existe uma liminar que foi deferida este mês para que o estado pague aos aposentados antes de qualquer despensa e até o quinto dia útil do mês subsequente”, afirma o advogado Hans Soares.

Para o defensor público aposentado, Duran Noronha, o encontro foi uma ótima oportunidade para aproximar os colegas. "Essas reuniões unem a classe, e precisamos nos unir cada vez mais. Além disso, os aposentados podem contribuir com sugestões sobre o funcionamento da Defensoria, uma vez que temos anos de experiência”, enfatiza. “É interessante que eventos como esse sempre aconteçam”, finaliza.

“Sem dúvida nenhuma é muito importante esse evento de hoje. O novo presidente Dr. Herick conseguiu mobilizar a todos aqui presente para trocar ideias, ouvir as opiniões dos inativos e, inclusive, expor a situação salarial dos aposentados que como todo mundo sabe está defasado. A Associação é um instrumento útil nessa luta”, ressalta o defensor público aposentado, José Padilha.

Além da Diretoria da ADPESE - representada pelo presidente e diretor-secretário, Herick Argôlo e Marcos Feitosa, respectivamente -, participaram do café da manhã, o defensor geral de Sergipe, Jesus Jairo de Almeida Lacerda; o sub-defensor geral, José Léo Neto; os advogados Marcos Correa Lima e Hans Soares; e os defensores públicos aposentados, Duran Noronha Silva, José Padilha de Oliveira, José Ildo Ribeiro, Maria Auxiliadora Andrade, Mark Clark Silva Andrade, Juscelino Pinheiro de Brito, Maria Vilma Siqueira Menezes, Rosa Helena Rocha Chagas e Maria Carmem de Melo Macedo.

\"\"
José Padilha (defensor aposentado), Herick Argôlo (presidente da ADPESE), José Léo Neto (sub-defensor de Sergipe) e Jesus Jairo Lacerda (defensor geral de Sergipe)

\"\"
Maria Carmem de Melo Macedo, Maria Auxiliadora Andrade e Maria Vilma Siqueira Menezes

\"\"
José Ildo Ribeiro, Duran Noronha Silva e Marcos Feitosa (diretor-secretário da ADPESE) 

\"\"
Os defensores públicos, Rosa Helena Rocha Chagas, Maria Vilma Siqueira Menezes, Jucelino Pinheiro, Maria Auxiliadora e Mark Clarck Andrade​

 

Fonte: Ascom ADPESE