AGE debate estratégias para o acompanhamento da Reforma da Previdência

A diretoria da ANADEP e os representantes das Associações Estaduais participaram nesta terça-feira (7), em Brasília, de assembleia geral extraordinária. A pauta principal do encontro foi a Reforma da Previdência (PEC 287/2016).

A diretoria da ANADEP e os representantes das Associações Estaduais participaram nesta terça-feira (7), em Brasília, de assembleia geral extraordinária. A pauta principal do encontro foi a Reforma da Previdência (PEC 287/2016). O grupo avaliou as estratégias de atuação na Câmara dos Deputados no acompanhamento da PEC, com foco na coleta de assinaturas para as emendas elaboradas pela Comissão Previdenciária da ANADEP. As emendas trabalhadas são abrangentes, assegurando direitos e minorando os efeitos nefastos do texto original, não apenas para a categoria, mas para os trabalhadores como um todo.

A Associação Nacional emitiu nota técnica criticando a proposta e já se reuniu com diversos parlamentares para sensibilizá-los sobre a importância do amplo debate da matéria com a sociedade. Segundo o presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli, “o engajamento dos defensores públicos neste momento é fundamental. Nas atividades legislativas temos a oportunidade de apresentar nosso estudo técnico e o risco de a PEC ser aprovada sem o devido debate”, pontua.

Além de produzir adesivos e uma cartilha, a ANADEP também iniciou um movimento nas redes sociais para levar à categoria e à sociedade informações sobre o tema. O mote será: #NãoàReformadaPrevidência. Clique aqui e saiba mais.

Campanha Nacional 2017

Durante a AGE, o presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli; e o vice-presidente João Gavazza, anunciaram que o lançamento da Campanha Nacional 2017 será em Salvador (BA), no dia 5 de maio (sexta-feira). Este ano, o tema será Família Afetiva.

Na ocasião será realizado um grande mutirão com foco em adoção, família acolhedora, guarda compartilhada, reconhecimento de paternidade, tutela e união estável.

Ao longo de todo o mês haverá um calendário de atividades. O chamado maio-verde terá atendimentos à população, sessões solenes em homenagem ao Dia do Defensor, palestras, iluminação de monumentos na cor verde (cor da Defensoria Pública), publicação de artigos na grande imprensa e participação em programas de televisão, rádios e jornais.

XIII CONADEP

Ao final, a ANADEP e a ADEPESC destacaram a realização do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos, que ocorrerá de 15 a 17 de novembro, em Santa Catarina. Esta edição terá como tema “Defensoria Pública: em defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade".

O XIII CONADEP reunirá defensores e defensoras, juristas, estudantes e representantes da sociedade civil neste que é o maior evento da Defensoria Pública brasileira. O Congresso deve ainda oportunizar o debate dos principais temas relacionados à Instituição e o papel do defensor e da defensora pública na sociedade.

O hotel oficial do evento será o Costão do Santinho, localizado em Florianópolis. Para verificar valores e efetuar reserva no hotel acesse: http://tinyurl.com/jo26rbu.

As inscrições serão abertas em breve.

Fonte: Ascom Anadep