AIDEF e BLODEPM abrem processo seletivo para atividades no Chile

Com o objetivo de incentivar a formação acadêmica das defensoras e dos defensores públicos, a Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF) e o Bloco Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (BLODEPM) promoverão duas atividades distintas no Chile.

O BLODEPM será responsável pela organização do "Programa de Intercâmbio em Santiago e Valparaiso/Chile", que será realizado de 4 a 8 de junho na capital chilena. O programa terá como objetivo fortalecer o modelo da Defensoria Pública por meio da troca de experiências e conhecimentos. A ideia é contribuir para o desenvolvimento de assistência jurídica de serviço público para as pessoas em situação de vulnerabilidades e contribuir para a integração da categoria. As aulas serão oferecidas nas cidades de Santiago e de Valparaiso, com visitas a Tribunais e demais órgãos do sistema de Justiça.

Já nos meses de maio e junho, a AIDEF oferecerá um curso de capacitação em direitos humanos, que acontecerá em duas etapas: capacitação a distância, de 07 de maio a 15 de junho; e modalidade presencial, em Santiago, no Chile, de 25 a 29 de junho. Ao todo são 17 vagas.  

Seleção ANADEP

Para incentivar a participação dos brasileiros, a ANADEP escolherá defensoras e defensores públicos por meio de análise curricular para participar de ambas atividades, conforme as regras dos editais anexos. A seleção será feita em duas etapas:

• Pré-seleção das Associações Estaduais;
• Seleção dos nomes enviados pelas Associações Estaduais para a ANADEP, através de análise curricular e dos documentos enviados. A ANADEP divulgará os(as) candidatos(as) selecionados(as) no dia 20 de abril de 2018, no site da entidade.
• A AIDEF e o BLODEPM divulgarão a lista final dos(as) candidatos (as) selecionados(as).
Todas as despesas serão de responsabilidade do(a) candidato(a) selecionado(a), não havendo comprometimento da Associação Nacional dos Defensores Públicos com fornecimento de passagem, diárias ou qualquer outro auxílio financeiro.


Fonte: Ascom Anadep