AIDEF se reúne nos EUA

O presidente e a diretora de relações internacionais da ANADEP, Antonio Maffezoli e Adriana Burger, participaram ao longo da semana de reuniões da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF), em Washington (EUA). O encontro contou com a participação de representantes da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai. 
 
No 1º dia de atividades, o grupo aprovou o curso de capacitação em Direitos Humanos para defensores públicos, que acontecerá em duas etapas: capacitação a distância, de 07 a 15 de junho; e curso presencial, em Santiago, no Chile, de 25 a 29 de junho. Ao todo são 17 vagas. 
 
Já no 2º dia, foi apresentado aos participantes projeto que cria um manual para atuação em presídios: o Guia Regional de Ação sobre os Fatos da Violência Institucional. Desenvolvido pela AIDEF, juntamente com o programa EUROsociAL+, o Guia é baseado em uma pesquisa realizada em 11 países latino-americanos, a partir do trabalho dos defensores no cárcere e tem por objetivo fortalecer as ações dos órgãos de defesa pública da região nos casos de violência institucional no sistema carcerário. O documento será apresentado na próxima reunião da AIDEF, em Santiago, no Chile.
 
Participaram também das reuniões, o presidente da ADPEMA, Murilo Guazzelli;o presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), Clériston Cavalcante; os defensores públicos-gerais Rafael Barbosa (AM); e Marcus Edson Lima (RO); o subdefensores-gerais Rodrigo Pacheco (RJ); e Edson Marques (DPU); o defensor público do RJ, Daniel Lozoya; o presidente da Anadef, Igor Roque; e o defensor público da União, Fernando Mauro.

Fonte: Ascom Anadep