Alese entrega Título de Cidadão Sergipano ao promotor Henrique Cardoso

O homenageado ao lado do deputado estadual, Gilmar Carvalho

Por iniciativa do deputado Gilmar Carvalho (Sem Partido), aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de Sergipe, o promotor de Justiça Henrique Ribeiro Cardoso recebeu na tarde desta segunda-feira, 25 no plenário da Alese, o Título de Cidadão Sergipano.

O deputado Gilmar Carvalho destacou a honestidade do homenageado. “Digo aos filhos do Dr. Henrique que estão de parabéns. Vocês têm um pai honesto, um homem corajoso, um homem determinado. Falo da coragem cível e cidadã. E digo também que não se pode escrever a história da polícia de Sergipe sem assinalar a coragem e a determinação da delegada Daniele Garcia. Esse casal que juntamente são iguaiszinhos na defesa dos interesses maiores da sociedade. De um lado, o exercício no cargo de promotor de justiça e do outro, as funções de uma delegada que não aprendeu a conviver com alguma coisa que pareça ser o medo”, ressalta.

“Estamos aqui com os amigos e parte da família, recebendo esse título e espero fazer jus para que eu possa nos próximos anos prestar mais serviços ainda à sociedade e a população do Estado de Sergipe. Já são 20 anos tanto na parte acadêmica quanto na parte de atuação profissional, trabalhando em Sergipe da forma mais correta e mais firme possível”, ressalta o promotor Henrique Cardoso.
No discurso ele agradeceu ao deputado Gilmar Carvalho e ao presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, aos amigos, à família, em especial aos pais e padrasto, à esposa, delegada Daniele Garcia, sem conseguir segurar as lágrimas ao se reportar aos filhos Maria, Clara e Eduardo.

“Sou feliz morando em Sergipe, quando eu cheguei aqui há 20 anos, não lia mais os jornais da Bahia porque escolhi aqui pra ser a minha realidade. Fui aprovado no concurso para o Ministério Público e já são 20 anos, além de 15 anos de magistério na Universidade Tiradentes e oito anos de Universidade Federal de Sergipe, depois de aprovação em concurso. Meus filhos nasceram aqui, escolhi os padrinhos dos meus filhos também aqui em Sergipe, constitui família em Sergipe, e vinculei meu nome quando vou dar aula fora, a Sergipe. Agradeço ao deputado Gilmar Carvalho. Acredito que essa indicação é fruto da nossa sólida amizade e ao deputado Luciano Bispo pelo apoio institucional”, afirma agradecendo também ao padre Lázaro Brito, do Santuário Nossa Senhora Menina, que leu uma mensagem enviada pelo Papa Francisco.

 \"\"
Familiares do homenageado

“Mereceu apreço esse gesto havido para com Sua Santidade o Papa, que foi interpretado como homenagem e sinal de estima pela missão própria da Igreja. Assim é-me grato transmitir ao senhor Henrique os votos do Papa Francisco, das melhores felicidade num contínuo serviço ao povo sergipano, na busca da promoção do bem comum segundo às exigências da dignidade humana, à luz do Evangelho de Jesus Cristo”, diz a mensagem.

A delegada Daniele Garcia enfatizou que o momento é de muita felicidade. “Ele tem serviços prestados ao Estado há mais de 20 anos, então é uma justa homenagem que deixa a gente com o coração sorrindo de tanta alegria. Está todo mundo feliz”, comemora.

Aprovação por unanimidade


        \"\"
Luciano Bispo parabeniza o promotor

O presidente Luciano Bispo enfatizou que, quando foi procurado pelo deputado Gilmar Carvalho para falar sobre a propositura, não teve dúvida de que seria aprovada por unanimidade. “Quando cheguei a essa Casa a primeira providência foi conviver bem com todos os poderes: Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público. Não houve nenhuma dificuldade em torná-lo sergipano de fato e de direito. A homenagem é mais do que justa porque o senhor já é sergipano de coração. Houve um grande embate, é normal e essa casa teve a tranquilidade para receber tudo aquilo. Essa Casa tinha os seus prós e os seus contras, é claro que foi um momento extremamente difícil, mas na questão das subvenções, essa Casa aplicou pelo menos 80% das emendas”, esclarece.

A Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPESE) esteve presente através do seu diretor-presidente, Ermelino Costa Cerqueira. “A trajetória do professor Henrique em Sergipe dignifica a história do Ministério Público e da vida acadêmica do Estado, com significativas contribuições para nossa sociedade, sempre marcadas pelo comprometimento, responsabilidade e simplicidade”, ressalta.

 \"\"
Robson Millet (defensor público), Daniele Garcia (delegada de Polícia), Henrique Pinheiro (promotor de Justiça), Ermelino Costa Cerqueira (presidente da ADPESE) e Zezinho Guimarães (deputado estadual)


Homenageado

O homenageado é natural de Salvador (Ba), fez curso de Direito em Ilhéus, na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Veio morar em Sergipe em agosto de 1997, por ocasião da sua posse como Promotor de Justiça.

No MP de Sergipe, Henrique Cardoso tem serviços prestados à população sergipana pelo seu trabalho na Promotoria de Justiça de Canindé do São Francisco, por 1 ano e meio. Depois disso, atuou na Promotoria de Cristinápolis por 3 anos e, finalmente, em Aracaju, na 3ª Vara Cível. Dr. Henrique atuou em diversas operações anticorrupção.

Mesa

A Mesa foi composta pelo presidente da Assembleia legislativa de Sergipe (ALESE), o deputado Luciano Bispo (PMDB), o desembargador Luis Mendonça representando o Tribunal de Justiça de Sergipe, Pastor Mardoqueu Bodano representando o governador Jackson Barreto, o Juiz Netonio Machado, representando o prefeito Jackson Barreto, vereador Juvencio Oliveira, Ronei Almeida, procurador de Justiça do MPE, Clóvis Barbosa, presidente do TCE, Clodoaldo Andrade Jr e o deputado Garibalde Mendonça (PMDB)

No plenário representantes do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Contas, do Tribunal de Justiça, os deputados Venâncio Fonseca (PP), Zezinho Guimarães (PMDB), Georgeo Passos (PTC), Luciano Pimentel (PSB), Maria Mendonça (PP), Ana Lúcia Vieira (PT), Antonio dos Santos (PSC), Gustinho Ribeiro(PRP) e Paulinho da Varzinhas (PRP), familiares e amigos do homenageado.

Fonte: Com informações da Agência de Notícias Alese 
Fotos: César de Olliveira