ANADEP presente em webinário promovido pela JusDH

Article show big 7fa5f090778b357e

A vice-presidente da ANADEP participou, na quinta-feira (20/8), de webinário organizado pela Articulação Justiça e Direitos Humanos (JusDh) para debater "A Atuação política das cúpulas do sistema de justiça (STF, STJ, MPF) e possíveis estratégias do campo popular para a democratização da justiça na atual conjunta". O webinário contou com a participação de diversos atores do direito, representantes de entidades civil e de organizações. 
 
O debate virtual teve como objetivo analisar acontecimentos recentes e o impacto da atuação política no sistema de justiça, bem como o reflexos de indicações de cargos na área na agenda popular e direitos humanos. 
 
Rivana Ricarte participou do painel "A Percepção desde o Sistema de Justiça: como democratizar a justiça em meio à crise política?". Na ocasião, ela falou sobre o perfil de democracia em que vivemos e os desafios de como incorporar a pluralidade de nossa sociedade no universo jurídico, e de romper com a elitização desse espaço. "Refletir a democratização do sistema de justiça não deve ser feito apenas sob a ótica da cúpula, mas sim a partir da base do sistema de justiça. Desde o ingresso nos cursos de direitos, o conteúdo da formação acadêmica do profissional deve observar os critérios de seleção nos concursos públicos, até a discussão da democratização dos espaços institucionais de poder, e das agendas políticas", apontou.
 
Rivana pontuou ainda os avanços democráticos em âmbito defensorial, como a incorporação de mecanismos de participação social, como as ouvidorias externas, e do compromisso com o combate às violações de direitos humanos, além da luta pela implementação das cotas raciais nos concursos de ingresso.


Fonte: Ascom ANADEP

Compartilhe:

Outras Notícias

Article show big 5dae4402c8f7a829
Article show big d6eaa23839674be7
Article show big dbfe8880e03d57b6