ANADEP promove AGE na próxima semana para debater Reforma da Previdência

Na próxima quarta-feira (31), a diretoria da ANADEP e os representantes das Associações Estaduais se reunirão, em Brasília, para discutir a PEC 287/2016 (Reforma da Previdência). A matéria, cuja votação está marcada para 19 de fevereiro, deve ser o principal tema em análise no Plenário da Câmara dos Deputados em 2018.
 
Para o presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli, a AGE será fundamental para a categoria traçar estratégias no acompanhamento da PEC. "Nós estamos trabalhando para que a Reforma da Previdência não seja aprovada da forma como está. A PEC é baseada em falácias e ataques aos servidores públicos. Por isso vamos intensificar as atividades legislativas. Esse convencimento junto aos parlamentares é muito importante, pois há vários partidos ainda que não fecharam questão e precisamos analisar o melhor caminho para apresentarmos destaques em Plenário, caso a reforma vá a votação”, frisa o presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli.
 
Ainda, segundo ele, “diante da forte mobilização das entidades representativas de servidores públicos e a dificuldade da obtenção dos votos necessários para aprovação da PEC, o Governo e o relator da reforma, deputado Artur Maia (PPS/BA), passaram a admitir a necessidade de alteração da última versão do texto para prever uma regra de transição.”
 
Entre os pontos que a Associação Nacional e as Associações Estaduais têm apresentado aos deputados estão: a falta de regra de transição para os servidores públicos que ingressaram no funcionalismo público antes de 2003; a falta de unicidade nas regras de transição para o atingimento da idade mínima por servidores e trabalhadores da iniciativa privada; e a manutenção da regra atual de cálculo da média da aposentadoria.
 
Ato da Frentas na Câmara dos Deputados
 
No dia 1º de fevereiro, às 14h, no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados, entidades que compõem a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) irão realizar ato público contra a Reforma da Previdência (PEC 287/16). A ANADEP e os representantes das Associações Estaduais participarão do movimento.
 
Movimento nas Redes Sociais
 
Todo o mês de janeiro foi marcado por intensa mobilização da ANADEP e das Associações Estaduais nas redes sociais. O movimento de enfrentamento à Reforma da Previdência tem por objetivo contactar o maior número possível de deputados para garantir o apoio contra a proposta do governo. O foco é mostrar que a PEC é baseada em falácias e ataques aos servidores públicos. 

Votação 
 
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), anunciou que vai colocar a Reforma da Previdência em votação no Plenário no dia 19 de fevereiro, após o carnaval. As discussões devem ser iniciadas no dia 5. Para ser aprovada na Casa, a reforma precisa de pelo menos 308 votos do total de 513 deputados, em dois turnos de votação.


Fonte: Ascom Anadep