ANADEP reativa Comissão Especial dos Direitos da Pessoa Idosa

A Comissão Especial dos Direitos da Pessoa Idosa da ANADEP será reativada. A decisão foi tomada, na quarta-feira (3/10), durante assembleia geral extraordinária. A comissão auxiliará a atuação das defensoras e defensores públicos e demais instituições que militam na área. Além disso, o foco do grupo será atuar para a construção de políticas públicas, apoiar a atuação legislativa da ANADEP no Congresso Nacional e trocar experiências e práticas exitosas entre os integrantes da comissão. O pleito foi defendido pela defensora pública do Piauí Sarah Miranda. 
 
Uma das missões institucionais da Defensoria Pública, inclusive, é a de prestar orientação e atendimento às pessoas idosas vítimas de violência, em situação de vulnerabilidades e/ou que tenham seus direitos violados. A atuação das defensoras e defensores pode ser por via judicial e/ou extrajudicial. O atendimento especializado e prioritário para o cidadão acima de 60 anos, abrange, por exemplo, as esferas da vida civil do idoso, de forma a concretizar seus direitos, com especial ênfase para as questões ligadas à saúde, família e propriedade.
 
Há 14 anos, a ANADEP também faz parte do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa na categoria defesa de direitos. Na entidade, discute-se o planejamento, criação e implementação de políticas públicas direcionadas às pessoas idosas. Os interessados em fazer parte da Comissão, devem entrar em contato com a sua Associação local.

 

Fonte: Ascom ANADEP