Campeão Mundial consegue cirurgia no olho através da Defensoria Pública

Prestes a ficar cego de um olho, Falcão recorreu ao Núcleo da Saúde para ter seu direito garantido

O drama do campeão mundial Cledvaldo Santos Barreto, o Falcão, teve um final feliz. Após ter sido diagnosticado com descolamento de retina no olho direito, o sergipano que fez história no mundo do Full-Contact buscou o Núcleo de Saúde da Defensoria Pública do Estado de Sergipe para conseguir fazer o procedimento cirúrgico denominado Vitrectomia Posterior com Infusão de Perfluocarbono/Óleo de Silicone/Endolaser. 

\"\"

Falcão foi atendido pelo defensor público e coordenador do Núcleo de Saúde, Saulo Lamartine, que prontamente buscou a via administrativa através do projeto-piloto da Câmara de Resolução de Litígios da Defensoria Pública (CRLS) para solucionar o procedimento de forma extrajudicial. A CRLS trata-se de uma cooperação técnica ajustada entre a Defensoria Pública e o Município de Aracaju que busca a solução de litígios de saúde administrativamente.

“Falcão buscou a Defensoria Pública no dia 7 de agosto com grave quadro clínico oftalmológico e com risco de perda da visão. Prontamente foi acionada a equipe técnica do Município de Aracaju que integra a CRLS, a qual conseguiu a autorização do procedimento no prazo de quatro dias. No entanto, como era necessária à realização de exames pré-operatórios, o procedimento oftalmológico só foi realizado em 22 de agosto, vindo o assistido a ter seu direito à saúde devidamente concretizado e de forma célere”,  disse Saulo Lamartine.

O defensor público afirmou que o assistido teve seu pedido efetivamente atendido pela CRLS em 15 dias. “Esse resultado demonstra a importância da Câmara de Resolução de Litígios como instrumento não só de mediação na saúde pública, mas também de aperfeiçoamento do sistema público de saúde ao trazer maior satisfação ao cidadão, além de economia aos cofres públicos ao evitar judicializações desnecessárias", pontuou  Lamartine.

 “Não tem como descrever a felicidade que estou sentindo em  ter conseguido esse procedimento através da Defensoria Pública, por meio do Dr. Saulo e de toda equipe. Já não estava mais aguentando a dor que sentia no olho e o medo de ficar cego. Quando estiver com Dr. Saulo darei um abraço fortíssimo e agradecerei pelo empenho e profissionalismo de todos da Defensoria. Estou muito feliz, pois Deus é Pai!”, comemora Falcão. 

A representante da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju na Câmara de Resolução de Litígios da Defensoria Pública, Leila Cristina Oliveira, relata que as resoluções administrativas vêm reduzindo consideravelmente as demandas judiciais e solucionando os procedimentos com maior celeridade. “Com relação à situação do Falcão, tudo foi realizado administrativamente em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, através do NUCAAR. A resolução administrativa reduz a judicialização e proporciona maior orientação dos fluxos em saúde. Essa parceria com a Defensoria só vem contribuindo para melhorar a saúde pública”, destacou.

Fonte: Ascom Anadep