Comissão Julgadora do 15º Prêmio Innovare reuniu-se no Rio de Janeiro

Na segunda-feira (22/10), a Comissão Julgadora do 15º Prêmio Innovare reuniu-se, no Rio de Janeiro, para avaliar as práticas inscritas para concorrer à maior premiação jurídica do país, que identifica, premia e dissemina o que de melhor se faz para o aprimoramento da Justiça brasileira. Este ano 654 práticas estão concorrendo nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Ao mesmo tempo, todas elas concorrem ao destaque do ano com o tema “Combate à corrupção”. Após a decisão dos jurados, os finalistas serão comunicados pela coordenação do Prêmio para a participação na cerimônia de premiação, que acontecerá em dezembro, no Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

Este ano a categoria com maior número de inscritos é Justiça e Cidadania (229 práticas), em que podem concorrer práticas de toda a sociedade civil. Em segundo lugar, está Ministério Público, com 143 iniciativas, seguida de Tribunal (89), Advocacia (88), Juiz (71) e Defensoria Pública (34). Entre as regiões com mais números de inscritos está a Sudeste (191), seguida da Nordeste (181), Centro-Oeste (102), Sul (98) e Norte (82).

A Comissão Julgadora do Innovare é composta por 31 jurados. Entre os participantes estão ministros do Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Justiça do Trabalho e da Advocacia Geral da União, além de juízes, defensores públicos, advogados e professores. O presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli, também participou da avaliação dos trabalhos. 

A reunião da Comissão Julgadora contou com um sistema eletrônico de votação que garante o sigilo dos resultados. Cada jurado recebeu um pager de votação eletrônica onde fez sua escolha, sem o acesso dos outros participantes. Os votos são computados pela equipe de coordenação do Prêmio, de forma que os vencedores sejam revelados apenas na cerimônia de premiação.

Fonte: Asom AANDEP