Defensor público aposentado lançará biografia

No dia em que comemora 75 anos de vida, o defensor público aposentado, ex-vereador de Aracaju e ex-senador, Elber Batalha de Góes, lançará a sua biografia, escrita pelo biógrafo, cordelista, membro da Academia Itabaianense de Letras, na qual é o diretor de história, José Carlos de Mendonça. O mesmo é autor de 19 livros. 

O livro contará com 20 capítulos e cerca de 320 páginas ilustradas com documentos, certificados, nomeações, fotos, etc. O autor inicia a obra com a genealogia dos nomes Batalha e Góes, narrando toda sua trajetória de vida como comerciário, bancário, autônomo, professor, advogado, árbitro esportivo, defensor público, vereador, cronista esportivo e senador, onde fala da sua atuação no Senado Federal.

A cerimonia de lançamento será no próximo dia 09 de outubro, às 18h, no Museu da Gente Sergipana, e deve reunir familiares, amigos, autoridades no meio jurídico e político. 

Um pouco da Biografia

Filho de Odete Ferreira da Silva e José Batalha de Goes (o Batalhinha, que atuou como radialista, ex-vereador e deputado federal), Elber Batalha nasceu em 09 de outubro de 1944, em Aracaju. É casado com Maria Euzani Gomes Batalha de Goes, com quem tem três filhos: Elber Andrade Batalha de Goes, Nayanna Gomes Batalha de Goes e Mayara Gomes Batalha de Goes. O filho Elber é também defensor público e está vereador por Aracaju. 

Em 1986 foi nomeado defensor público, atuando por décadas, vindo ao final dessa trajetória a assumir o cargo de Defensor Geral do Estado.

Na política, foi vereador em três legislaturas, primeiro suplente de senador de 2003 a 2010, segundo suplente de senador de 2011 a 2018, ocasião em que assume o mandato e desempenha uma atuação invejável. Em apenas 45 dias, fez 15 pronunciamentos e apresentou dezenas de projetos. Entre as principais defesas no Senado Federal, está a PEC da Defensoria. Também, na ocasião, recebeu em seu gabinete centenas de pessoas e lideranças de todo país em busca de apoio e projetos coletivos.

Durante toda sua vida profissional, como professor de educação física, advogado, político e cronista esportivo, recebeu diversos diplomas, certificados entre outras condecorações - cerca de 60. Aposentou-se por tempo de serviço e contribuição, sem nunca ter faltado ao serviço e se quer, ter sido repreendido. Entre as principais defesas no senado, esteve à PEC da Defensoria Pública e a lei dos prazos processuais, devidamente registrado no livro e reconhecido pela OAB nacional.


Fonte: Ascom ADPESE