Defensores públicos são homenageados em sessão solene na Câmara Municipal de Estância

Os defensores públicos Aroldo Sávio, Herick Argôlo e Rodrigo Cavalcante, e o vereador Misael Soares


Em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio, foi realizada na tarde da última terça-feira (15) sessão solene no Plenário da Câmara Municipal de Estância. O requerimento foi do vereador Misael Dantas Soares (PSC), líder do prefeito na casa, e aprovado pelos demais parlamentares. 

Durante a cerimônia, o vereador proponente usou a tribuna e no pequeno expediente destacou a importância da assistência jurídica integral e gratuita no município, em especial os serviços prestados pelos defensores públicos que atuam na cidade de Estância, Aroldo Sávio Guimarães Maciel e Rodrigo Cavalcante. “Eles engrandecem a Defensoria Pública do Estado e também a nossa Comarca. São defensores públicos que têm desempenhado as suas funções de forma ética a engrandecer a sociedade estanciana”, parabeniza Dantas Soares. 

Em seu momento de fala, o defensor público Aroldo Sávio destacou a importância dessa homenagem em Estância, e na semana da Defensoria Pública. “Isso prova que nosso trabalho vem sendo reconhecido não só por aqueles que representam o poder público local, como também pelos munícipes, mormente nossos usuários”, ressalta. “Agradecemos em especial o vereador Dr. Misael Dantas, que sempre tem mostrado simpatia e cordialidade às causas e temáticas da Defensoria. Estamos extremamente lisonjeados e, em nome de nossa instituição, nos comprometemos a cada vez mais otimizar nosso atendimento e mão-de-obra”, acrescenta.

“A Defensoria Pública é vital para os estancianos e nós percebemos isso no volume de atendimentos que temos no nosso dia a dia. Foram mais de 5 mil atendimentos no ano de 2017. A população de Estância, assim como o resto da população do país, é muito carente e só pode contar com a Defensoria para atender aos seus anseios”, afirma o defensor público, Rodrigo Cavalcante.

O presidente da Associação dos Defensores Públicos de Sergipe (ADPESE), Herick Argôlo, que prestigiou a cerimonia, disse que a homenagem mostra a importância da Instituição para o acesso à Justiça. “A Defensoria Pública de Estância vem fazendo um excelente trabalho, tanto pelos defensores que aqui passaram quanto pelos merecidamente homenageados Dr. Aroldo e Dr. Rodrigo, quadros muito competentes. Esta sessão especial só vem consagrar a Defensoria Pública, a ADPESE e os esforços de cada defensor publico”, pontua. 

O Dia Nacional da Defensoria Pública nasceu da Lei nº 10.448, de 09 de maio de 2002. A data foi escolhida em homenagem ao Santo Ivo de Kermartin, personalidade que dedicou a sua erudição e exercício da advocacia, por excelência, à defesa de órfãos, viúvas, pobres e todos aqueles definidos pela sociedade da época, como desassistidos. A homenagem faz alusão ao ano da sua morte, 19 de maio de 1303.


Fonte: Ascom ADPESE