Defensores: série documental estreia em agosto nas tvs públicas

Nessa terça-feira (25), a partir das 19 horas, em Brasília, será o lançamento oficial da série "Defensores" –  iniciativa da Agência Nacional do Cinema (Ancine) que aborda o papel dos defensores públicos do Estado e da União para o acesso à Justiça. A produção televisiva aborda o tema da desigualdade social brasileira sob a perspectiva dos direitos humanos e deverá ser incluída na grade de programação das TVs públicas do país.
 
Na ocasião, será exibido o quarto episódio da série, que trata do desastre ambiental provocado pela empresa Samarco, na cidade de Mariana (MG), em novembro de 2015, e que teve atuação dos defensores públicos da União e dos defensores públicos do Estado do Espírito Santo.
 
Para o diretor da série, Thiago Couto, é importante mostrar o trabalho que a Defensoria Pública presta às pessoas mais carentes do país, atuação desconhecida de grande parte da população brasileira. “As pessoas precisam saber quem é e o que faz um defensor público”, concluiu.
 
Ainda segundo Couto, a ideia é desconstruir a imagem de que o defensor é um profissional de gabinete. “Eu tinha o objetivo de mostrar o defensor público em campo, não apenas num escritório despachando documentos. Em todos os episódios lançamos esse desafio: gravar as cenas onde defensor e defendido se encontram no mesmo lugar, seja ele qual for. Fomos a garimpos ilegais no Pará, prisões superlotadas no Nordeste, comunidades atingidas por barragens, aldeias indígenas, escolas para população de rua. Acho que isso vai mostrar que o defensor público é o agente do Estado que vai aonde o pobre está”.
 
O documentário em cinco episódios foi distribuído para cerca de 200 emissoras públicas de TV, que abrangem os segmentos comunitário, educativo e cultural, e será exibido a partir de agosto de 2017.


Fonte: Ascom Anadep