Defensoria Pública busca inclusão de adolescentes egressos em cursos profissionalizantes

O Núcleo da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública do Estado de Sergipe reuniu representantes da Fundação Renascer e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, para discutir parcerias com o objetivo de serem disponibilizados cursos profissionalizantes para jovens e adolescentes egressos.
 
Segundo a defensora pública e coordenadora do Núcleo, Karine Neri, os cursos promovidos pelas instituições podem mudar a vida dos jovens e adolescentes: “É importante fortalecer a parceria entre os órgãos para profissionalizar os jovens e adolescentes egressos, por isso, estamos nos somando a esse vínculo, buscando uma ampliação das oportunidades de qualificação técnica destes jovens, que podem lhes dar a chance de começar de novo, de construir um futuro diferente a partir de novas escolhas”, pontuou.
 
Para a gerente do Núcleo de Promoção Social e Relação com Egressos do SENAC, Hipácia Nogueira, é importante dar uma direção de qualificação profissional aos jovens e adolescentes para que tenham novas oportunidades na vida. “O Senac tem essa preocupação de estar incluindo e dando oportunidades para os egressos, trabalhando o comportamento, as atitudes e dando uma direção de qualificação profissional. Já temos uma parceria com a Fundação Renascer e esperamos continuar caminhando cada vez mais juntos para que esses adolescentes tenham oportunidades no mercado de trabalho”, disse.
 
A assistente social do Programa de Egressos da Fundação Renascer, Lylyan Gleyse, destacou a importância da parceria com a Defensoria Pública. “Estamos sempre em busca de novas parcerias para inclusão dos jovens e adolescentes que saem da medida socioeducativa. Quando fomos convidados pela Defensoria para participar da reunião e que traria mais parceiros abriu-se um leque de opções, nos deixando felizes porque é uma oportunidade de estarmos dialogando. Eles passam cerca de um ano e quatro meses cursando com direito a bolsa, transporte e aulas práticas nas empresas parceiras”, destacou.
 
De acordo com o defensor público, Fillype Mattos, a Defensoria Pública buscará novos parceiros para somar à rede de proteção dos direitos dos adolescentes: “Já estamos em contato com o SENAI e o SEST/SENAT, e, em breve, marcaremos outra reunião com representantes destas instituições, visando ampliar e fortalecer as oportunidades de qualificação profissional dos adolescentes e jovens egressos”, enfatizou. 


Fonte: Ascom DP