Defensoria Pública defende a não privatização do SUS e diz que governos devem investir mais com prevenção à saúde

Defensor público Gustavo Dantas, integrante do Núcleo de Saúde da DP e diretor/ secretário da Adpese

 
O defensor público integrante do Núcleo da Saúde da Defensoria Publica do Estado de Sergipe, Gustavo Dantas, também diretor/ secretário da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (Adpese), participou de uma Audiência Pública sobre o “Desmonte do SUS e sua implicação para a população brasileira e sergipana”. A indicação foi do deputado estadual, Georgeo Passos.
 
O membro da Defensoria Pública defendeu o investimento com prevenção e o direito à saúde.  "Ninguém pode ser privado do seu direito à saúde. Temos que construir uma estrutura básica suficiente na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Não podemos transformar o artigo 196 da Carta Magna em uma promessa inconsequente, temos que lutar para que todos tenham acesso universal e não uma realidade de que só quem tem dinheiro tem acesso à saúde.Os governos devem gastar com prevenção para que não tenha que gastar muito mais no futuro para curar a doença”, pontuou.

Para o agente de saúde, Ubiraci Suassuna, o que falta para o Sistema Único de Saúde não é dinheiro ou pessoal.  “Infelizmente falta gestão, compromisso e responsabilidade por parte dos gestores. Sem educação não existe saúde e quem conhece a realidade são os agentes de saúde que totaliza 1.150 em todo Estado. O desgaste e desmonte no SUS começam na atenção básica, mas os governos não se preocupam com isso”, criticou.

\"\"

“A saúde pública em Sergipe é um total retrocesso. Os conselhos existem porque a legislação foi criada. Percebemos que os gestores não estão preparados para lidar com o controle social. A nossa missão é fiscalizar, mas eles não estão respeitando nem os deputados quanto mais o cidadão!”, lamenta o deputado estadual Georgeo Passos.

Fonte: Ascom DP