Defensoria Pública empossa novos membros do Conselho Superior para o biênio 2018/2020

Foram empossados nessa terça-feira (17/4), os novos membros eleitos para o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Sergipe para o biênio 2018/2020. O ato – que aconteceu na sede da instituição – foi presidido pelo defensor público geral, Jesus Jairo Lacerda.
 
Na primeira categoria exercerão o cargo de Conselheiro, os defensores públicos Eduardo Wirgues Cação, Isabelle Silva Peixoto e Glaucia Amélia Silveira Andrade. Os defensores públicos da segunda categoria, Matheus Pacheco Franco e Eric Martins de Figueiredo compõem pela primeira vez o Conselho.
 
Os Conselheiros assinaram o Termo de Posse, que foi lido pelo subdefendor público geral, Leó Neto.
 
O defensor público geral e presidente do Conselho, Jesus Jairo Lacerda, falou sobre a importância do cargo nas decisões que refletem o futuro da instituição e deu boas-vindas aos empossados.  “O fortalecimento da instituição passa pela composição de um Conselho atuante, forte e unido. Sei da importância da trajetória profissional de cada membro e da contribuição que darão buscando sempre o crescimento da Defensoria Pública. É uma honra poder tê-los no Conselho e espero que todos se dediquem para que possamos ter uma Defensoria cada vez mais atuante na defesa dos hipossuficientes”, destacou.
 
 Ocupando o cargo de Conselheiro pela primeira vez, o defensor público Matheus Pacheco agradeceu aos colegas e garantiu um mandato respeitoso. “Agradeço ao apoio dos colegas que chancelaram o meu nome na indicação do Conselho e aos servidores pelo apoio. Estou muito feliz e ciente das responsabilidades do cargo. Pretendo exercer um mandato com muito respeito para ouvir as opiniões contrárias, que certamente vão legitimar e engrandecer os debates que serão travados no Conselho. Espero que consigamos manter o crescimento da nossa instituição para que se firme cada vez mais no nosso sistema de justiça como uma Defensoria forte, independente e democrática”, pontuou.
   
 “Agradeço a confiança pelo apoio nessa empreitada. É a primeira vez que coloco o meu nome à apreciação dos meus pares e sei da importância do cargo e consciente de que novos tempos que virão não serão fáceis em virtude da crise que assola o país, mas estou no Conselho para somar e lutar pelos interesses da instituição”, disse o defensor público empossado, Eric Martins.
 
O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado, Ermelino Costa Cerqueira, destacou a condução da eleição e enalteceu o trabalho do Conselho. “Os colegas representam parcela importante de todos os integrantes da instituição. Tivemos a felicidade de uma eleição extremamente tranquila, leal, sem maiores percalços e com votações muito expressivas, o que de certa forma significa uma harmonia entre todos os colegas em consenso ao nome dos empossados. A postura que os conselheiros adotem, eventuais opções, escolhas e linhas de raciocínio que sejam implementadas estão extremamente legitimadas pelo escrutínio que foi realizado, sem, evidentemente, esquecer que todos os colegas acompanham o trabalho do Conselho e eu, pessoalmente, na condição de presidente da Associação nos últimos dois anos, sou testemunha do compromisso, do alto grau de seriedade que o conselho sempre se porta na apreciação dos atos normativos e dos demais assuntos submetidos. Em que pese não ter voto, mas tenho voz e sou acima de tudo testemunha do trabalho compromissado e sério que o Conselho tem desempenhado, sempre se portando de maneira bastante coerente e consentânea nas finalidades constitucionais da Defensoria Pública”, enfatizou.
 

Fonte: Ascom DP