Luiz Fux toma posse como presidente do STF e do CNJ

Article show big ad4bd4bd75098d52

O ministro Luiz Fux tomou posse nessa quinta-feira (10) no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Fux cumprirá mandato de dois anos e acumulará a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ministra Rosa Weber será a vice-presidente da Corte e também do CNJ.
 
Em junho, a eleição de Fux ocorreu de forma simbólica porque não há disputa. A investidura no cargo segue ordem de antiguidade de entrada no tribunal. O ministro sucederá Dias Toffoli, que deixa a presidência da Corte após cumprir mandato de dois anos. 
 
A cerimônia de posse ocorreu presencialmente, mas foi restrita aos integrantes da Corte, familiares dos ministros e demais autoridades devido às medidas de distanciamento que devem ser adotadas durante a pandemia da Covid-19. De forma virtual, a ANADEP participou da solenidade de posse. 
 
Em seu discurso, Fux disse que sua gestão será focada na proteção dos direitos humanos e do meio ambiente, garantia da segurança jurídica, combate à corrupção e incentivo à digitalização do acesso ao Judiciário. 
 
O presidente também garantiu que manterá os esforços de combate à corrupção e não permitirá retrocessos no enfrentamento ao crime organizado.


Fonte: Ascom ANADEP
 

Compartilhe:

Outras Notícias

Article show big fe8988f2baba14c6
Article show big ad67aee90dc15e5a
Article show big 9e8e826fcab4ad60