Presidente da ADPESE participa da posse da nova diretoria da AMASE

Os juízes Marcos Oliveira Pinto e Gustavo Plech assumem as cadeiras de presidente e vice- respectivamente
Posse da nova diretoria da AMASE 

 

Na tarde dessa segunda-feira (05), o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPESE), Ermelino Costa Cerqueira, participou da solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Magistrados de Sergipe (AMASE). Eleita para o biênio 2018/2019, a nova diretoria tem como presidente o juiz de direito, Marcos Oliveira Pinto, que substitui Dr. Antônio Henrique Almeida Santos.

Antes de assumir a presidência da Associação dos Magistrados, Dr. Marcos de Oliveira Pinto foi Secretário-Geral da AMASE, além de ser coordenador da pós-graduação da Escola Judicial de Sergipe (EJUSE) e membro do Conselho Administrativo da EJUSE. Atualmente é juiz da 12ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

A nova diretoria é composta também pelo juiz Gustavo Plech, que assumiu como vice-presidente. Outros magistrados integram a diretoria empossada, a exemplo do desembargador Diógenes Barreto e os juízes de Direito, Roberto Alcântara e Dalquíria Ferreira. Os membros do Conselho sãos os juízes Henrique Gaspar Mello de Mendonça, Cláudia do Espírito Santo e Karyna Torres Gouveia Marroquim Abdala.

Em seu discurso de posse, o novo presidente destacou os principais objetivos que nortearão as ações da nova diretoria. “Soma-se ainda, a realização de uma gestão associativa transparente e participativa, ainda mais no momento atual, em que a união é o caminho a ser percorrido. Frentes aos ataques permanentes, mentirosos e desonestos que se projetam sobre a magistratura, tanto em questões locais, como em problemáticas nacionais”, destacou.

Os ataques sofridos pela magistratura, aos quais se refere o juiz Marcos Pinto, também foram pontuados pelo seu antecessor, o juiz Antônio Henrique Almeida Santos. “Não é fácil representar uma classe como a nossa, especialmente em um momento em que, infelizmente, a magistratura vem sendo atacada de todas as formas. Ao mesmo tempo em que essa situação é difícil, percebo que todos esses ataques que viemos sendo vítimas demonstram a grandiosidade da magistratura e do Poder Judiciário brasileiro, pois o que se consegue atingir na magistratura diante dessa crise são coisas de menor importância. Um sinal de que a magistratura segue firme e forte na realização de sua missão”.

“Manifestamos o apreço e reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo ex-presidente Antônio Henrique, que deixou hoje a Associação dos Magistrados, onde representou muito bem essa carreira, nas mais diversas instâncias, notadamente no âmbito do Congresso Nacional, onde tive a oportunidade de acompanhá-lo e apresentarmos juntos uma serie de reivindicações comuns as carreiras da Defensoria Pública, da Magistratura e também do Ministério Público”, pontua o presente da ADPESE, Ermelino Costa Cerqueira. “Ao tempo em que desejamos uma gestão profícua e bastante exitosa ao novo presidente Dr. Marcos Oliveira, com o qual já estabelecemos alguns contatos a fim de seguirmos irmanados na defesa das carreiras jurídicas”, destaca. 

Presente na solenidade, o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Jaime Martins de Oliveira Neto, fez um pedido importante. “O momento atual é difícil não só para a magistratura, mas para o país. Se eu pudesse fazer um pedido ou deixar uma mensagem, seria pedir união. A magistratura precisa se unir, ter a consciência de que nas divergências nós precisamos caminhar juntos. Também é preciso diálogo com as demais instituições, é imprescindível o diálogo com o Parlamento, o Legislativo e com o Poder Executivo”.

Bastante prestigiada, a solenidade contou ainda com a presença do desembargador Cezário Siqueira Neto, presidente do Tribunal de Justiça; José Leo Neto, defensor público Geral do Estado de Sergipe (em exercício); deputado Garibalde Mendonça, vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado; desembargador Diógenes Barreto, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral; Jarbas Adelino Santos Júnior, presidente da Associação Sergipana do Ministério Público; Eduardo Barreto D’Ávila Fontes, procurador geral de Justiça do Estado de Sergipe (em exercício); Henry Clay Santos Andrade, presidente da OAB/SE; Flávia Pessoa, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 20ª região; José Arimateia Neves Costa, presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados; Ramon Tássio de Oliveira, desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Capitão Samuel, deputado estadual; Maria Aparecida Santos Gama da Silva, procuradora-geral do Estado; Aerton Menezes Silva, vice-presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe; e Marcony Cabral Santos, comandante geral da Polícia Militar.

\"\"
O juiz Marcos de Oliveira Pinto, presidente empossado da AMASE; o defensor público geral, em exercício, José Léo Neto; o vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas; o defensor público e presidente da ADPESE, Ermelino Costa Cerqueira; e o juiz e ex-presidente da AMASE, Antônio Henrique

\"\"
O vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas; o defensor público geral, em exercício, José Léo Neto; o defensor público e presidente da ADPESE, Ermelino Costa Cerqueira; o procurador de Justiça, Eduardo D’Ávila; e o juiz e ex-presidente da AMASE, Antônio Henrique

 

Fonte: Ascom Adpese