Presidente do Senado manifesta apoio à Defensoria Pública na 38ª reunião ordinária do Condege

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, participou da 38ª reunião do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege), que aconteceu na segunda-feira (17/2), na sede da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF). Na ocasião, o parlamentar defendeu o fortalecimento da instituição em defesa da democracia e dos direitos dos mais vulneráveis. O presidente da ANADEP, Pedro Coelho, participou da reunião. 
 
Alcolumbre ouviu e acompanhou as manifestações dos defensores públicos-gerais sobre as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) dos Fundos Públicos (187/2019) e da Reforma Administrativa. O parlamentar ressaltou a importância do serviço prestado pela instituição e garantiu que as referidas propostas estão tramitando no Congresso sob um olhar cuidadoso, de modo que cada uma deverá ser analisada individualmente.
 
“É uma satisfação estar aqui com vocês, que vivem no dia a dia com aqueles mais humildes que precisam recorrer à advocacia pública gratuita para garantir os seus direitos estabelecidos na Constituição, e o fazem também com o espírito de defensores destes mais esquecidos da sociedade, os mais carentes, que buscam na Defensoria o restabelecimento dos seus direitos. Tenham a convicção de que vocês têm um aliado que sabe das diferenças regionais que existem no contexto atual e que são de uma relevância fundamental para o desenvolvimento da defesa das garantias e da proteção dos que mais precisam. Eu compactuo positivamente no sentido de compreender o papel importante da Defensoria”, declarou o parlamentar, manifestando o seu apoio à instituição.
 
A defensora pública-geral do DF, Maria de Nápolis, se colocou à disposição dos convidados, ressaltando a importância da relação entre Defensoria e Parlamento. “O Distrito Federal estará sempre à disposição. Assim como o Parlamento, a Defensoria também é a casa do povo, e ter um representante do Congresso Nacional aqui com a gente nos prestigia muito. Essa parceria é muito importante, porque os nossos interesses também são os interesses do povo”, destacou.
 
Após a abertura, Davi Alcolumbre retirou-se da sala para cumprir a agenda dos demais compromissos públicos do dia. Na sequência, os defensores públicos-gerais deram prosseguimento à reunião, que teve como pauta as seguintes questões: assinatura de termo aditivo com a Casa da Moeda, para fins de emissão das carteiras funcionais dos defensores públicos; posição institucional da Defensoria Pública frente ao acordo de não persecução penal; peticionamento integrado; autorização de reunião de grupo de defensores públicos, indicados pelos defensores públicos-gerais, para debaterem práticas e rotinas das Defensorias Públicas nos Tribunais de Justiça; além de informes gerais.

Fonte: Ascom ANADEP