Projetos em defesa da população em situação de rua são tema de reunião com Secretaria Nacional de Cidadania

O atendimento à população em situação de rua pela Defensoria Pública foi tema central de reunião, na terça-feira (10), em Brasília, entre a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), o Colégio Nacional dos Defensores Públicos (CONDEGE) e a secretária nacional de cidadania, Flávia Piovesan. 
 
Na ocasião foram discutidas a viabilidade de auxílio federal para a doação de veículos para as Defensorias Públicas desenvolverem o trabalho junto a essa população em vulnerabilidade. O atendimento especializado pela Instituição visa, por exemplo, a emissão de documentos pessoais, a assistência jurídica gratuita e a articulação com a rede de atendimento especializado ao grupo. Hoje, no Brasil, estima-se que há pelo menos 100 mil pessoas em situação de rua. A maior parte delas está concentrada nos grandes municípios. 
 
Além disso, os representantes discutiram sobre a captação de recursos para as Defensorias através de emendas parlamentares.
 
Participaram do encontro a vice-presidente da ANADEP, Thaísa Oliveira; o presidente do Condege, Clériston Cavalcante; a diretora de Programas da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos, Fabiana Gadelha; a chefe de gabinete Caroline Reis; e o gestor Herbert Barros.


Fonte: Ascom Anadep