
O maior encontro da Defensoria Pública nas Américas já tem edição confirmada. A ANADEP confirmou a realização do XVII Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, em Belo Horizonte. Realizado em parceria com a ADEP-MG, o evento reunirá representantes de todo o país para discutir avanços, desafios e perspectivas da instituição. A programação abrirá espaço para debates técnicos, painéis temáticos, troca de experiências e diálogos sobre políticas públicas voltadas ao acesso à justiça, reforçando o papel essencial da Defensoria na promoção de direitos e na defesa dos mais vulneráveis.
O Congresso será realizado de 17 a 20 de novembro de 2026, em Belo Horizonte (MG), estado símbolo de tradição, cultura e acolhimento. Serão quatro dias de intensas trocas e debates na terra do pão de queijo, com painéis de grande relevância.
A identidade visual do evento traz cores que representam Minas Gerais, além de ícones marcantes da capital. E, como para mineiro tudo é “trem”, a Maria Fumaça não poderia ficar de fora! A cor verde, símbolo da Defensoria, invade o maior emblema da bandeira mineira: o triângulo que representa a liberdade e carrega o lema “Libertas Quae Sera Tamen”.
Realizado bienalmente, o Congresso é um espaço de construção coletiva que abre o debate sobre os principais temas ligados ao papel das defensoras e dos defensores públicos na sociedade e às transformações necessárias para o fortalecimento da democracia e da cidadania.
Em breve, ANADEP e ADEP-MG lançarão o site oficial do XVII CONADEP com todas as informações.






