O presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli, participou, na terça-feira (9), da assembleia geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (FONACATE). Na ocasião, os membros do conselho deliberativo aprovaram a Associação Nacional ao quadro de entidades afiliadas do Fórum.
Para Maffezoli é importante a participação da ANADEP no FONACATE, pela experiência e legitimidade de representação que o Fórum já tem junto ao parlamento e ao governo. “Estamos muito felizes em compor este Fórum, ainda mais tendo em vista pautas tão relevantes para as nossas carreiras e para a sociedade, como a Reforma da Previdência”, pontuou.
Atividades Legislativas
O principal tema da assembleia foi a Reforma da Previdência. Os representantes das associações afiliadas fizeram duras críticas ao texto aprovado na comissão especial que analisava a PEC, cujo teor final traz perdas significativas ao conjunto de servidores públicos.
Em deliberação aprovada na AGE, o Fonacate apoiará a mobilização, organizada pelas centrais sindicais e outras entidades representativas dos servidores públicos e da sociedade civil organizada, que acontecerá em Brasília no próximo dia 24 de maio. O grupo vai intensificar a agenda de visitas aos parlamentares nessas próximas semanas e divulgará novo vídeo em campanha contra a reforma.
Sobre o FONACATE
O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado - FONACATE - é uma associação civil, integrada exclusivamente por entidades nacionais associativas e sindicais, representativas das carreiras que desenvolvem atividades essenciais e exclusivas do Estado, em todos os Poderes, no âmbito federal, estadual, distrital e municipal.
Atualmente, o FONACATE é a entidade de classe legitimada a representar em conjunto as Carreiras Típicas de Estado, agregando associações e sindicatos que juntos alcançam mais de 180 mil servidores públicos, constituindo um canal legítimo de discussão dessas carreiras com a sociedade.
Com a entrada da ANADEP, o Fonacate passa a ser composto por 27 entidades afiliadas.