Defensoras e defensores públicos aprovados no concurso tomam posse em Sergipe

Com a chegada desse novos 10 concursados, a instituição passa a contar em seu quadro com 111 membros, distribuídos na capital e no interior do estado.

Empossados e os membros da composição da mesa da cerimônia

 

Em uma cerimônia marcada por muita emoção, 10 defensoras e defensores públicos do Estado de Sergipe tomaram posse no final da tarde desta segunda-feira, 14 de agosto, no Auditório Conselheiro Alcimar Torquato do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), em Aracaju. Com a chegada dos novos nomeados, a instituição totaliza 111 membros garantindo o acesso à justiça a população vulnerabilizada na capital e no interior de Sergipe.

Empossados

 

Na ocasião, foram empossados os bacharéis em Direito: Nathalie Celestino Ribeiro de Oliveira, Nina Araújo Melo Leal, Marcos Antônio Chaves da Silva Filho, Luiz Faustino Correa Freire, Ludne Nabila de Oliveira Barroso, Betina Schreiner, Bruna Rocha Cavalcanti, Carla Viviane Oliveira do Nascimento, Frederico Alves de Fernandes e Ivahyr Pessoa Lebre Silveira. Eles são aprovados do IV Concurso para provimento na carreira de defensor público, realizado em 2022.

Defensores Públicos prestigiaram a posse dos novos colegas

 

“Nos últimos 10 meses, 32 novas defensoras e defensores públicos ingressaram nos quadros da Defensoria Pública do Estado de Sergipe. Com isso, são 111 membros que garantem o acesso à justiça de qualidade a população vulnerabilizada no estado. A expansão da defensoria pública e a interiorização da instituição reflete o compromisso do estado com o cumprimento da EC 80/2014. Para a Anadep isso é a consagração de um trabalho pela valorização institucional, comemora a presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Barreto Ricarte.

A presidente da Anadep, Rivana Barreto Ricarte, entre o defensor geral de Sergipe e o presidente da Adpese, Vinicius Barreto e Rodrigo Cavalcante Lima, respectivamente

 

O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (Adpese), Rodrigo Cavalcante Lima, também membro do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Sergipe – responsável por dar posse aos novos membros da instituição, enalteceu o ingresso das novas e novos colegas. “É sempre um momento de muita alegria, especialmente quando se dar posse a 10 defensoras e defensores públicos, concretizando a expansão da Defensoria Pública no Estado de Sergipe”, destacou. “A expectativa é que a Defensoria esteja em todas as comarcas na capital e no interior do Estado, a gente espera que esse sonho se torne realidade”, finaliza.

Presidente da Adpese, Rodrigo Cavalcante Lima

 

O defensor público geral, Vinícius Barreto, disse que a meta é preencher todas as Comarcas do interior do Estado. “Nos últimos 10 meses, contamos com 32 novas nomeações, defensoras e defensores públicos que levarão dignidade e cidadania para a população vulnerável economicamente dos municípios sergipanos.  Nosso objetivo é que em cada Comarca do interior do Estado haja defensor público para prestar auxílio, assistência jurídica, apoio e levar serviços públicos ao cidadão”, pontuou.

Presidente da Adpese, Rodrigo Cavalcante Lima; presidente da Anadep, Rivana Barreto Ricarte; defensor geral de Sergipe e o presidente da Adpese, Vinicius Barreto; corregedor da Defensoria Pública de Sergipe, José Leó Neto; subdefensor geral, Jesus Jairo Lacerda

 

Para a nova defensora Nathalie Ribeiro Oliveira, o momento faz parte de uma realização pessoal. “Fiz prova no Brasil todo para ingressar na Defensoria Pública, mas meu desejo era passar aqui em Sergipe, que é a minha terra. Então Deus me honror com essa promessa.  Após tantos anos de estudo, é um sonho que está sendo realizado: ser defensora pública em meu Estado. Estou muito feliz e realizada”, comemora. “São 10 novos defensores públicos que chegam para atuar no interior do Estado, ampliando ainda mais o acesso à justiça, a defesa da dignidade da pessoa humana e a promoção de direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade. É um momento de celebração não só para nós, mas para toda a sociedade sergipana”, conclui.

Defensores públicos

 

“Esses dias eu me peguei pensando no meu ingresso na Defensoria Pública. E conclui que é difícil expressar com palavras um sentimento. Mas acho que muito se assemelha à gratidão. Gratidão a quem pôde me ajudar nessa caminhada e gratidão por ter a oportunidade de prestar um serviço público relevante. Me sinto preenchido e ansioso pra poder entrar logo em ação na instituição”, conta o defensor público empossado, Ivahyr Pessoa Lebre Silveira.

Bastante prestigiado, o evento contou com a presença de diversas autoridades que representam o Sistema de Justiça, membros da Administração Superior, integrantes do governo do Estado, além de familiares e amigos dos empossados, entre outros.