
Com profundo pesar, a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPESE) comunica o falecimento do defensor público Almo Batalha Britto, aos 65 anos, ocorrido na tarde desta sexta-feira (9), no Hospital Primavera, em Aracaju, onde estava internado desde a última terça-feira (6).
Primo do defensor público e vereador por Aracaju, Élber Batalha, Almo Batalha Britto ocupava atualmente o cargo de Defensor Público Auxiliar da Defensoria-Geral. Ingressou na Defensoria Pública do Estado de Sergipe em 1986 e construiu uma trajetória marcada por relevantes serviços prestados à instituição e à sociedade sergipana.
Ao longo da carreira, atuou nas áreas Cível e Criminal, com passagem pelas comarcas de Nossa Senhora da Glória e São Cristóvão. Em Itabaiana, exerceu atribuições na área Criminal e, posteriormente, foi titular da 5ª Vara Criminal de Aracaju – 1º Tribunal do Júri.
Almo Batalha também ocupou o cargo de Subdefensor Público-Geral por dois mandatos e exerceu a função de Defensor Público-Geral por seis meses, durante o período de transição das eleições e da consolidação da independência funcional da Defensoria Pública. Ainda atuou como Secretário-Geral nas gestões dos defensores públicos-gerais Raimundo Veiga, Jesus Jairo Lacerda, Leó Neto e Vinícius Menezes Barreto.
Reconhecido por sua contribuição institucional, foi um dos responsáveis pela elaboração da Lei nº 183/2010, que estabeleceu e regulamentou a autonomia funcional, administrativa e financeira da Defensoria Pública do Estado de Sergipe.
O presidente da ADPESE, Gerson Aragão, destacou a importância da trajetória de Almo Batalha Britto para a instituição. “Almo foi um defensor público comprometido com a missão institucional e com a defesa dos direitos da população mais vulnerável. Sua atuação ética, técnica e humana deixa um legado que será sempre lembrado por toda a Defensoria Pública de Sergipe”, afirmou.
O velório ocorre na OSAF, localizada na Rua Itaporanga D’Ajuda, 436 - Aracaju, e o sepultamento será realizado às 15h, no Cemitério Santa Izabel, no bairro Santo Antônio.
Fonte: ASCOM






