A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Comissão Temática da Igualdade Étnico-Racial promoverão o seminário "Atuação antirracista da Defensoria Pública na perspectiva criminal". O evento será realizado presencialmente, no mês da consciência negra, no dia 26 de novembro (sexta-feira), das 9h às 13h, na sede do Sindicato dos Jornalistas de Brasília.
A partir de um diálogo entre defensores(as) públicos(as) e jornalistas, a ideia é analisar como determinados discursos e representações contribuem para projeção da imagem da pessoa negra na sociedade. O seminário será uma atividade da Campanha Nacional 2021 "Racismo se combate em todo lugar".
Segundo dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), no Brasil, apenas 22% dos jornalistas com carteira assinada em 2018 eram negros. Seus rendimentos eram, em média, 30,4% menores do que os salários pagos aos brancos.
Em 2019, o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), levantou a composição racial dos colunistas dos três jornais de maior circulação no Brasil – Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo – e descobriu que os homens brancos eram 68% e as mulheres brancas chegavam a 28%. Os homens negros não passavam de 2%. As mulheres negras também ficavam em 2%.
O seminário quer ressaltar também a atuação de defensoras e defensores públicos que contribuem para que a imagem de pessoas negras não seja estigmatizada, como: a proibição da apresentação de imagens de suspeitos à mídia; a retirada de foto de pessoas negras em álbum de suspeitos da polícia; produção de cartilhas sobre abordagens policiais; entre outras ações.
O evento será aberto para defensoras e defensores públicos associados, assessores de imprensa das Associações Locais e das Defensorias Públicas e representantes da sociedade civil. Haverá certificado para os(as) participantes.
CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA. A programação completa será divulgada em breve.
SERVIÇO
O QUE: Seminário "Atuação antirracista da Defensoria Pública na perspectiva criminal".
QUANDO: 26 de novembro (sexta-feira), de 9h às 13h
ONDE: sede do Sindicato dos Jornalistas de Brasília (Prédio City Offices. SIG, Quadra 2)
COMO: Evento presencial, respeitando todas as normas de segurança sanitária contra a COVID-19
Fonte: Ascom ANADEP