Vinícius Barreto é eleito defensor público-Geral da Defensoria Pública do Estado com 91% dos votos

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Sergipe realizou nesta segunda-feira (29/), na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, no Bairro Jardins, a eleição para escolha do Defensor Público-Geral para o biênio 2022/2024. O defensor público, Vinícius Menezes Barreto, foi eleito com 91% dos votos validos. 

O defensor público-Geral eleito sucederá o atual defensor público-Geral, José Leó Neto, que deixará o comando da Defensoria Pública após quatro anos de mandato.  As defensoras e defensores públicos votaram presencialmente, sendo recebidos pela defensora pública e presidente da Comissão Eleitoral designada pelo Conselho Superior da Defensoria Pública, Liza Monte Alegre. 

Emocionado com o resultado, o defensor público-Geral eleito agradeceu aos colegas. “Recebo o resultado da eleição com muita humildade e responsabilidade. É sinal de união e confiança para que seja dada continuidade ao trabalho em prol do crescimento da Defensoria Pública, com o fim precípuo de melhor atender à população sergipana. Agradeço profundamente cada colega e fica meu compromisso de dedicação à nossa Defensoria, sempre com muita clareza e diálogo”, disse Vinícius Barreto. 

Segundo o defensor público-Geral que deixará o comando da instituição, Leó Neto, a escolha do colega representa o reconhecimento do trabalho em conjunto ao longo dos anos.  “Vinícius nos auxiliou durante quatro anos como subdefensor geral. Temos certeza que ele dará continuidade ao nosso trabalho e fará uma boa gestão em prol da instituição e da população hipossuficiente. É um defensor público aguerrido, inteligente e de visão”, pontuou. 

Vinícius Menezes Barreto é defensor público há 14 anos. Exerceu suas atribuições inicialmente na Comarca de Japaratuba, sendo removido posteriormente para a 10ª Defensoria Pública do Júri de Aracaju, sua lotação atual. Foi secretário da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPESE); exerceu por dois biênios o cargo de Conselheiro eleito do Conselho Superior da Defensoria Pública e ocupa atualmente o cargo de subdefensor público-Geral desde novembro de 2018. 

Após o certame, o Conselho Superior encaminhará o nome do eleito para nomeação por parte do Governador do Estado. A posse será anunciada em breve.