ADPESE oferece aula prática a alunos do curso de Direito da UFS

Ação faz parte da Campanha Nacional 2022 "Onde há Defensoria, há Justiça e Cidadania"

A Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPESE) promoveu, na terça-feira (19/4), uma aula na área de atendimento judicial para os alunos do 1° ao 10° período do Curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A iniciativa faz parte da Campanha Nacional 2022, que traz como tema "Onde há Defensoria, há Justiça e Cidadania". 

Para que a aula acontecesse, a ADPESE realizou um convênio com o Centro Acadêmico de Direito Silvio Romero, da UFS. “O objetivo é, por um lado, introduzir os estudantes na vivência prática da Defensoria Pública e, por outro lado, oportunizar à população mais carente o acesso à justiça”, explica o presidente da ADPESE, Herick Argolo. 

A aula foi ministrada pelo defensor público, Gustavo Dantas, que atua na área civil. "A integração entre universidades e Defensoria Pública é essencial para que se dê concretude ao que se vê na teoria, mostrando para os alunos a realidade da vida da Defensoria e aproximando-os da sociedade", afirma. 

Segundo a aluna do 8° período do curso de Direito da UFS, Victoria Mattos, participar desse momento de capacitação profissional junto a Defensoria Pública de Sergipe é imprescindível para os estudantes e futuros profissionais da justiça. "A partir de momentos como esse temos a possibilidade de colocar em prática aquilo que aprendemos nas salas de aula", disse. 

"Compreender o dia a dia da população sergipana por meio das suas demandas é fundamental na formação de todo jurista que irá atuar em um país tão desigual e injusto como o Brasil", ressalta Marcos Galvão, do 8° período do curso de Direito da UFS. 

A convite da ADPESE, Levy Nascimento e Maria Veronica Pereira da Silva, representantes do Movimento Organizado de Trabalhadores Urbanos (MTD/MOTU) participaram do evento e falaram dos problemas enfrentados. "Para a gente é muito importante iniciativas como essa no que tange o acesso à Justiça. Com esse curso, vamos ser beneficiados com a realização de um mutirão jurídico popular que nos permite ter a democratização da justiça para quem é tanto negado, que é o caso da população sem teto no Brasil", disse o coordenador estadual, Levy Nascimento. 

Após essa ação, a ADPESE vai promover um dia de atendimento na Ocupação Novo Amanhecer, localizado em Nossa Senhora do Socorro (SE), no próximo dia 30 de maio, com a participação de defensores públicos e alunos, onde serão passadas orientações judiciais.

Fonte: Ascom ADPESE