A defensora pública de Goiás, Fernanda da Silva Rodrigues Fernandes, atual vice-presidenta administrativa da ANADEP, foi eleita presidenta da Associação Nacional para o biênio 2025-2027. Ela será a quarta mulher a ocupar o cargo. A eleição ocorreu nesta quinta-feira (12/12), durante a assembleia geral ordinária, na sede da ANADEP, em Brasília. O encontro foi aberto com a presença da vice-presidenta institucional, Juliana Lintz.
Na vice-presidência institucional, estará Mário Rheingantz, defensor público do Rio Grande do Sul e presidente da ADPERGS. Kelviane Barros, defensora pública do Ceará e presidenta da Associação dos Defensores Públicos do Ceará, assumirá a vice-presidência jurídico-legislativa. Já a vice-presidência administrativa ficará a cargo de Rômulo Carvalho, vice-presidente da ADEP-MG. Além disso, foram escolhidos os integrantes dos Conselhos Diretor, Consultivo e Fiscal da Entidade. A votação ocorreu entre 10h e 15h, com acompanhamento de uma comissão eleitoral.
Cada estado da Federação teve direito a dois votos: um da presidência da Associação filiada (com peso dois) e outro apurado por maioria simples entre defensoras e defensores públicos presentes, presencial ou virtualmente, com peso um.
Ao todo, foram contabilizados 73 votos válidos, seguindo as normas do estatuto: 25 votos das presidências das Associações Estaduais, 23 de associados que votaram online, um voto em branco e dois nulos. A eleição contou com 192 votos totais.
Clique aqui e confira a nominata completa da chapa. https://www.anadep.org.br/wtksite/cms/conteudo/59299/REQUERIMENTO_DE_REGISTRO_DE_CHAPA_assinado_assinado.pdf
União e fortalecimento institucional
Fernanda Fernandes, integrante da primeira turma de defensores(as) públicos(as) da DPE-GO, destacou-se como a mais votada para o Conselho Superior da Instituição no biênio 2015-2017. Foi pioneira na coordenação do Núcleo de Direitos Humanos e teve atuação relevante na área da infância e juventude.
No âmbito nacional, representou a ANADEP no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT) e liderou a criação do FOCATE, um fórum estratégico que reúne carreiras típicas do Estado de Goiás para debater temas de interesse coletivo.
Na ocasião, Fernanda Fernandes afirmou que o espírito associativista inspirou a chapa a ingressar no desafio de comandar a ANADEP. Para ela, a Defensoria Pública é uma Instituição que inspira muitas emoções positivas. "Nós estamos aqui no âmbito da Associação Nacional para ter a estrutura necessária, as atuações necessárias e o reconhecimento e valorização necessária para alcançar essa missão que é mais do que uma missão institucional, é uma missão de vida. Mas acima de tudo, estar aqui com cada um e com cada uma de vocês fortalece essa missão. A gente só consegue resultado quando a gente está unido por um propósito único que é o propósito da nossa carreira e o propósito da nossa instituição Defensoria Pública", ressaltou a presidenta eleita.
Mário Rheingantz também trouxe a tônica do grupo que visa à valorização da associada e do associado. De acordo com ele, será a atuação de defender quem defende. "Essas defensoras e defensores públicos toparam abraçar essa diversidade regional de ideias focada num objetivo comum que é o crescimento, o fortalecimento e o reconhecimento da simetria da carreira em todos os território do Brasil. Essa união que se construiu nessa chapa contou com o contato, escuta e construção de absolutamente todas as Associações que compõem a ANADEP. Elas que representam tudo aquilo que é de fato a ANADEP", pontuou.
Representação nacional
Estiveram presentes na AGO representantes das Associações Estaduais: ADPACRE, ADEPAL, ADEPAM, ADEP-BA, ADPEC, ADEP-DF, ADEPES, AGDP, ADPEMA, AMDEP, ADEP-MS, ADEP-MG, ADPEP, ADEPAR, ADEPEPE, APIDEP, ADPERJ, ADPERN, ADPERGS, ADEPRO, ADPERR, APADEP, ADEPESC, ADPESE e ADPETO.
A posse dos novos integrantes dos Conselhos será realizada em fevereiro de 2025, em Brasília. Os horários e locais serão divulgados posteriormente.
Comissão eleitoral
O pleito foi acompanhado por uma Comissão Eleitoral composta por defensoras e defensores públicos:
Flavio Aurélio Wandeck Filho (DPE-MG) – presidente
Anelyse Freitas (DPE-PA)
Amanda Cristina Ribeiro Fernandes (DP-DF)
O defensor público Fernando Antônio Calmon Reis (DP-DF) também fazia parte do grupo, mas precisou se ausentar por motivos de saúde.
CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS DA REUNIÃO.
https://www.flickr.com/photos/anadepbrasil/albums/72177720322550590/
Fonte: ASCOM ANADEP