Cerimônia de premiação do 19º Prêmio Innovare será presencial

Depois de dois anos com a cerimônia de premiação realizada de forma virtual, o Instituto Innovare anunciou que neste ano a premiação do 19º Prêmio Innovare será presencial. Ao todo, 549 iniciativas foram selecionadas pela coordenação para participar da premiação. 

A solenidade acontecerá no dia 7 de dezembro, às 11h, no Supremo Tribunal Federal, em Brasília. O evento também poderá ser acompanhado ao vivo no canal do Youtube @premioinnovarecanal. 

Na categoria Defensoria Pública, estão concorrendo as duas práticas: Câmara de Conciliação em Superendividamento, da DPE-PA; e Programa Mãos que Reciclam, da DPE-BA.   

"Câmara de Conciliação em Superendividamento" tem autoria dos defensores públicos Cássio Bittar Vasconcelos e Mauro Pinho da Silva; dos(as) economistas Fernanda Campos de Carvalho e Alexandre Vinicius Campos Damasceno; e da assessora jurídica da Defensoria Pública Isaura Rafaella Bemergui. O projeto resolve conflitos que envolvem o superendividamento da pessoa endividada, garantindo assistência jurídica, orientação financeira, social e psicológica e uma linha direta com os credores e instituições parceiras dispostas a auxiliar na retomada de seu equilíbrio financeiro. A Câmara conta ainda com a ferramenta Capital Solidário, que permite a portabilidade assistida de débitos e fomenta a educação financeira.   

Já a prática "Programa Mãos que Reciclam", desenvolve ações para garantir o acesso dos catadores à condição digna e salubre de trabalho, de forma que sejam reconhecidos pela comunidade, setor produtivo e pelo poder público como agentes ambientais. O programa foi replicado em toda a Bahia, até mesmo em comarcas onde não há sede da Defensoria. O projeto é das defensoras públicas Kaliany Gonzaga de Santana Ribeiro e Aline Brito Muller. 

Fonte: ANADEP