Defensoras e defensores públicos são empossados em Sergipe, ampliando quadro da Defensoria Pública para 101 membros

Foram empossados no final da tarde de segunda-feira (27/2), 12 novos defensores públicos.
Empossados e membros do Conselho da Defensoria Pública

 

 

Foram empossados no final da tarde de segunda-feira (27/2), 12 novos defensores públicos. Aprovados no último concurso público, eles foram nomeados dentro do plano de ampliação da Defensoria Pública do Estado de Sergipe. Com isso, a instituição passa a contar com 101 defensoras e defensores públicos distribuídos na capital e no interior do estado.

 

Presidente da Adpese, defensor público Rodrigo Cavalcante Lima

 

Para o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (Adpese), Rodrigo Cavalcante Lima, o sentimento é de alegria. “É um momento histórico porque pela primeira vez a Defensoria Pública vai contar com 101 defensores públicos ativos, e isso faz parte da expansão da instituição, e consequente interiorização. Então é um momento de muita alegria e esperança para todas as sergipanas e todos os sergipanos”, ressalta o presidente.

 

 

O defensor público-geral, Vinícius Menezes Barreto, destacou o apoio das instituições e enalteceu a importância dos novos membros na ampliação do acesso da população aos serviços da Defensoria Pública. “Não poderia deixar de agradecer ao Governo do Estado, à Assembleia Legislativa e as demais Instituições do Sistema de Justiça pelo apoio que tem nos dado ao longo dos anos. A ampliação do quadro foi o pontapé inicial para ampliação da Defensoria Pública no interior do Estado. Os novos defensores públicos levarão esperança e dignidade àquele que necessita da Defensoria para acessar o sistema de justiça e outros serviços públicos”, pontuou Vinícius Barreto.

 

 

O governador do Estado, Fábio Mitidieri, não pode comparecer à solenidade, mas enalteceu a importância da Defensoria. “Essa posse é muito importante para o nosso Estado e a Defensoria Pública tem um papel fundamental. Gostaria de poder estar presente, mas o mais importante é o anúncio e os serviços que os novos defensores públicos irão prestar à população sergipana. Fico feliz e que a gente possa promover mais momentos como esse”, enfatizou.  

“A Defensoria Pública é uma instituição que contribui com eficácia nas cidades mais carentes do Estado, é o tripé da justiça. É de fundamental importância no bom andamento da justiça sergipana”, destacou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Múcio.

 

 

Na ocasião, foram empossados Danilo dos Santos Oliveira, George Santos Pereira, Haeckel Rodrigo Bulcão da Silva, Jayme Medeiros de Oliveira, João Henrique de Brito Marinho, Júlia Paiva Kirchermair, Lívia Barreto Canoves, Liza Cristina Barreto Rodrigues, Mariana Belchior Ribeiro Freire, Nubia Raissa Assis Martins, Rafael de Jesus Rocha e Vinícius Gabriel Viana de Jesus.

O defensor público empossado, Rafael de Jesus, que deixou a Defensoria Pública do Pará para ingressar na Defensoria Pública de Sergipe, disse que o que predominou sua escolha foi a vontade de morar no Nordeste. “Fui procurador do Conselho Federal de Enfermagem por 11 anos e logo após fui aprovado para Defensor Público do Pará, onde permaneci por quase seis meses. Não foi um processo decisório fácil, mas predominou a vontade de morar no Nordeste e vivenciar a cultura nordestina. Há tempos sonhava em ser Defensor Público e desde que conheci a instituição na faculdade, projetei ser um dos membros”, relatou. “A Defensoria Pública de Sergipe é reconhecida nacionalmente pelo trabalho de qualidade que desempenha e agora será ainda mais tendo em vista o projeto de interiorização que está sendo levado em curso”, completou.

 

Defensores públicos empossados

 

Realizada no auditório do Tribunal de Contas de Sergipe, a solenidade reuniu autoridades do meio jurídico e político, além de parentes e amigos dos empossados. Entre os presentes, o governador Fábio Mitidieri.