Defensoria Pública dobra número de inscrições na 20ª edição do Prêmio Innovare

Neste ano foram aceitas 76 práticas.

O número de inscrições na 20ª edição do Prêmio Innovare na categoria Defensoria Pública quase dobrou em relação ao ano passado. Neste ano foram aceitas 76 práticas. Em 2022 foram 40. No total, foram 773 práticas deferidas para participação na premiação este ano. A categoria que mais teve iniciativas selecionadas foi Justiça e Cidadania com 183 práticas.

O número de práticas aceitas no Innovare neste ano é o maior de toda a história da premiação. Em 2009, quando o Innovare ganhou o apoio de divulgação do Grupo Globo, alcançando maior público, foram 767 iniciativas consideradas aptas a participar. Em 2015, com a criação da Categoria Justiça e Cidadania, foram 667 e, em 2017, quando foi criada a premiação Destaque, 710 práticas foram selecionadas.

Os estados que mais inscreveram práticas foram São Paulo (84), Rio Grande do Sul (78), Rio de Janeiro (71) e Minas Gerais (66).“Fizemos um trabalho intenso junto aos parceiros institucionais buscando apoio para a divulgação”, destacou a coordenadora da premiação, Raquel Khichfy.  

“Agradecemos o apoio de todos os premiados e membros da Comissão Julgadora, que colaboraram com vídeos para motivar as inscrições. Estamos muito felizes com o resultado”, comemorou.

Próxima etapa é a fase de visitas para verificação de práticas

A próxima fase da premiação é a realização de visitas para verificação das práticas pelos consultores do Innovare e do Instituto Datafolha. Em todo o Brasil, escritórios de advocacia parceiros da premiação se organizam para agendar as visitas diretamente com os candidatos e ouvir os relatos de sucesso sobre as práticas. Além dos candidatos, também são ouvidas pessoas beneficiadas pela prática.

A verificação das práticas da Categoria Justiça e Cidadania ficam por conta do Instituto Datafolha, que também percorre todos os estados do país. Ao fim do processo, as informações são registradas em um relatório. Anexado ao formulário de inscrições, ele serve de parâmetro para a avaliação da Comissão Julgadora sobre cada trabalho.

O trabalho dos consultores já começa esta semana e é provável que alguns candidatos sejam contactados para agendamento de visitas. Todas as práticas que cumprirem o regulamento deste ano estão automaticamente aprovadas para participação.

O agendamento das visitas será feito pelo telefone de contato registrado no formulário de inscrições. Fique atento ao chamado dos consultores!

 

O que é o Prêmio Innovare?

O Innovare é uma premiação realizada pelo Instituto Innovare e destaca o trabalho de profissionais que se esforçam para tornar a justiça mais acessível à população, criando alternativas criativas para os problemas e burocracia do dia a dia. Desde sua criação, o Prêmio já foi citado por muitos como o Oscar da justiça brasileira.

A proposta é mostrar as boas ideias colocadas em prática pelos advogados, promotores, defensores públicos e magistrados brasileiros que se dedicam a buscar alternativas para promover o melhor atendimento à população.

O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia Geral da União, de associações jurídicas e conselhos de justiça do país e tem o apoio do Grupo Globo.

São parceiros da premiação o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Justiça, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

 
Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações do Prêmio Innovare