Defensoria Pública promove cidadania em Socorro com mutirão de atendimento

Ação contou com diversos serviços de orientação jurídica, psicossocial e de saúde

Como parte da programação do Dia Nacional do Defensor Público e da Defensoria Pública, foi realizado no sábado, 26, no Serviço Social do Comércio (SESC) do Conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro, o mutirão de atendimento da Defensoria Pública do Estado de Sergipe. A ação – que faz parte do projeto “Defensor Público na Sua Comunidade” – realizou atendimentos na área jurídica, psicossocial e de saúde.
 
A dona de casa, Larissa Andrade, buscou atendimento no mutirão para resolver a paternidade do filho. “O pai do meu filho diz que a criança não é dele, por isso, estou requerendo à Defensoria Pública o exame gratuito de DNA para provar a paternidade. O mutirão foi importante para todos que precisam desses serviços e não têm como se deslocar em virtude das condições financeiras”, disse.
 
Desempregada e sem receber a pensão dos dois filhos, Lidiane Nascimento dos Santos conclama por justiça. “Nunca recebi pensão porque quando entrei com processo na época ele não era localizado porque sempre mudava de endereço, mas agora sei onde mora. Descobri que ele tem uma casa própria e reside no imóvel que comprou, e agora quero que pague todos os atrasados, pois tenho minha saúde comprometida, crise de depressão e não estou tendo condições de sustentar meus filhos. Só estou buscando os meus direitos de acordo com a lei, e, como pai, tem a obrigação de sustentar os filhos. Estou saindo satisfeita com as informações”, declarou.   
 
Para a autônoma Michele Rodrigues, o mutirão foi importante para resolver a segunda via da certidão de nascimento e fazer exames. “Aproveitei o mutirão para requerer a segunda via da certidão de nascimento porque não tenho condições de viajar para Salvador e fazer alguns exames. O mutirão foi muito importante, espero que a Defensoria realize mais ações como essa”, destacou.
 
“Busquei só o exame de vista, mas vi tantas opções que acabei fazendo uma maratona. Passei também por iridologista, fiz teste rápido de HIV, e Hepatite B e C. Achei maravilhoso tanto o atendimento, organização e os resultados rápidos, tudo perfeito. É a primeira vez que participo de eventos como este. Achei tudo muito proveitoso, positivo e gostei muito dessa iniciativa”, aprovou a professora aposentada, Maria Virginia Vieira.
 
A defensora pública e coordenadora da Central de Mediação e Conciliação, Isabelle Peixoto, destacou a importância do evento para a população hipossuficiente e enalteceu a parceria dos órgãos. “Esse evento é muito importante porque aproxima a Defensoria Pública da comunidade, fazendo com que as pessoas conheçam a Defensoria e saibam o que a instituição pode ofertar de diferente para melhorar a vida delas. A parceria de órgãos imprescindíveis como as Secretarias Municipais de Saúde de Nossa Senhora do Socorro e de Aracaju, do SESC e do INSS que teve também uma grande demanda, só abrilhantou ainda mais o evento, disponibilizando serviços completos e essenciais para os sergipanos. Agradecemos a parceria e esperamos poder contar com esses importantes órgãos nos próximos mutirões”, pontuou.
 
Serviços ofertados: A população contou com orientações jurídicas e encaminhamentos sobre pensão alimentícia, divórcio, usucapião, inventário, revisão de pensão alimentícia, guarda, moradia, negatória de paternidade, investigação de paternidade, violência doméstica, passe livre, juros de empréstimos e cartões de créditos, planos de saúde, cirurgias, exames, medicamentos, suplementos alimentares, pedidos de prisão domiciliar de internas grávidas e com filhos com base na Decisão do STF, entre outros. Além disso, a Secretaria Municipal de Nossa Senhora do Socorro disponibilizou aferição de pressão arterial e glicemia, teste rápido de HIV e Hepatite B e C, avaliação nutricional, exame de vista, iridologia, massagem, acupuntura e orientações do INSS.
 

Fonte: Ascom DP