Defensoria Pública realizará evento sobre “Consciência Negra e a DPE na Construção do Enfrentamento à Desigualdade no Brasil”

Serão realizadas atividades com foco em problemáticas relacionadas ao racismo estrutural

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, através da Comissão de Trabalho de Enfrentamento à Desigualdade Social e Combate ao Racismo Estrutural, em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adpese), estará realizando no dia 26 de novembro, das 9h às 12h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), evento cujo tema “A Consciência Negra e a Defensoria Pública na Construção do Enfrentamento à Desigualdade no Brasil”. 

O evento, alusivo ao mês da Consciência Negra celebrado no último dia 20, tem o objetivo de promover uma educação antirracista e colocar as pessoas afro-brasileiras em uma nova posição de olhar social. 

Para a Defensora Pública e Diretora da Comissão, Carla Caroline, a capacitação irá desenvolver uma perspectiva integrada dentro das práticas antirracistas e contribuirá para discussão e visibilidade das questões relacionadas as opressões de raça, classe e gênero. 

“Iremos realizar atividades junto aos servidores, membros e sociedade sergipana com foco em problemáticas relacionadas ao racismo estrutural e formas de realizar o seu enfrentamento. Haverá roda de conversa com exposição de conhecimento e vivências dos debatedores e participantes”, pontuou a defensora pública. 

A programação contará com palestra da graduada e mestre em Direito, Deise Benedito, fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra e do Fórum Nacional de Mulheres Negras. Atualmente, ocupa o cargo de assessora técnica na área de Segurança Pública e Direitos Humanos da Liderança do PSOL na Câmara Federal dos Deputados. Foi membro da Fala Preta Organização de Mulheres Negras e assessora técnica da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, vinculada à Diretoria do Departamento de Promoção e Defesa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.