ESPECIAL MAIO VERDE

O dia 19 de maio é uma das datas mais simbólicas para a categoria: é o dia alusivo à Defensoria Pública, à defensora pública e ao defensor público. Para celebrar a data, desde 2008, a ANADEP lança campanha nacional de educação em direitos, em parceria com as Associações Estaduais e do DF, Defensorias Públicas dos Estados e do DF e o Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege). A iniciativa tem por objetivo apresentar o papel da Defensoria Pública e o trabalho da defensora e do defensor público como agente de transformação social. A ação também tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre os seus direitos.
 
Para além das atividades da campanha nacional, há uma série de atividades que marcam o "Maio Verde", como cards especiais nas redes sociais, sessões solenes, audiências públicas, entrevistas e reportagens na grande imprensa, organização de lives, entre outras. 
 
Conforme explica a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, o “Maio Verde” tem por objetivo promover a integração de defensoras e defensores públicos de todo o país. “O mês de maio é um dos mais caros para nós. É um período que sempre estamos nas ruas dialogando com os usuários da nossa Instituição. Este ano foi diferente, por causa da pandemia da COVID-19, mas não menos importante. Por isso, utilizamos a tecnologia para nos aproximar ainda mais e divulgar o nosso trabalho que é tão essencial para o acesso à justiça no país", ressalta. 
 

Fonte: Ascom ANADEP