#INCLUSÃO: oficina de comunicação marca pré-lançamento da campanha nacional 2023

Para marcar o pré-lançamento da campanha nacional "Defensoria Pública: em ação pela inclusão", a ANADEP promoveu, nessa segunda-feira (17/4), oficina virtual de comunicação para tratar dos direitos das pessoas com deficiência e as ferramentas de acessibilidade.

Para marcar o pré-lançamento da campanha nacional "Defensoria Pública: em ação pela inclusão", a ANADEP promoveu, nessa segunda-feira (17/4), oficina virtual de comunicação para tratar dos direitos das pessoas com deficiência e as ferramentas de acessibilidade. O principal objetivo da campanha é promover a educação em direitos e servir como instrumento da luta anticapacitista e inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços.

A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, deu início à oficina reforçando a importância de conhecer cada vez mais a temática. "Nós sabemos que essa campanha para nós, defensoras e defensores, servirá para aprendermos e atendermos melhor nossos assistidos e melhorarmos os espaços estruturais de atendimento. A Defensoria Pública é uma das Instituições que tem o poder de tomar as medidas necessárias à garantia dos direitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão. Além disso, é preciso ressaltar que atualmente há Defensorias que contam com o Núcleo ou Defensoria Especializado/a na Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência", pontuou.

Em seguida, houve a participação da equipe do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A atividade foi ministrada pela coordenadora da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do STJ, Simone Pinheiro, e pela assessora de comunicação, Mônica Andrade.

O segundo momento foi marcado pela participação do advogado Marcelo Panico e do especialista em Soluções em Acessibilidade da Fundação Dorina. A Instituição funciona há mais de sete décadas e tem se dedicado à inclusão social das pessoas com deficiência visual e com baixa visão.

 

Fonte: Ascom Anadep