Nova diretoria da ANADEP toma posse durante solenidade em Brasília

 

Em cerimônia realizada na última quarta-feira (8/2), em Brasília (DF), foi empossada a nova diretoria da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP). Na ocasião, a defensora pública do Acre, Rivana Ricarte, foi reconduzida à presidência da instituição. Ao lado dela, na vice-presidência está a atual presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ), Juliana Lintz. O defensor público da Bahia Igor Santos é o vice-presidente jurídico-legislativo; e a vice-presidência administrativa tem à frente o defensor público de Tocantins e presidente da ADPETO, Guilherme Vilela.Durante o ato também foram empossados os (as) novos (as) integrantes do Conselho Diretor, Consultivo e Fiscal da entidade para o biênio 2023-2025.

Dois defensores públicos de Sergipe integram a nova diretoria da Anadep: Rodrigo Cavalcante Lima, que é também presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (Adpese), assumiu o cargo de diretor 2º tesoureiro. Já Carla Caroline de Oliveira Silva foi conduzida ao Conselho Consultivo da instituição.

 

Segundo Rodrigo Cavalcante, as expectativas para os dois próximos anos são as melhores possíveis. “A quadra histórica é bastante oportuna para que a gente possa trabalhar com bastante força as nossas pautas, tanto jurídicas quanto legislativas, seja em temas relacionados à Defensoria Pública e/ou relacionados ao nosso público alvo”, frisa.

“É uma grande honra poder contribuir com a gestão da Anadep. Acho importante o trabalho associativo para fortalecimento da nossa categoria no âmbito nacional. As Defensorias Públicas do Estado brasileiro estão em constante processo de amadurecimento e a ANADEP tem um papel protagonista nesse debate público. Então fazer parte dessa instituição enquanto membro da Adpese demonstra o quanto podemos contribuir como agentes políticos nessas questões”, ressalta a defensora pública, Carla Caroline.

 

Mais de 200 autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da sociedade civil e imprensa compareceram na solenidade. Houve a participação dos(as) defensores(as) públicos(as) gerais, dos(as) corregedores(as), ouvidores(as) e servidores(as) das Defensorias Públicas dos Estados e do Distrito Federal, além de representantes das entidades típicas de estado. Representando a Defensoria Pública do Estado de Sergipe estiveram presentes o defensor geral, Vinícius Barreto; e o subdefensor Jesus Jairo Lacerda.