Novos defensores públicos tomam posse em Sergipe

Em solenidade prestigiada, o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Sergipe empossou seis defensoras e defensores públicos, totalizando o quadro de 89 membros. A solenidade, que contou com a presença do governador do Estado, Belivaldo Chagas, aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 16 de novembro, no auditório do Senac Sergipe, localizado na Avenida do Prado. 


Presidente da ADPESE, defensor público Rodrigo Cavalcante Lima entre os empossados.

Os empossados Carlos Luiz da Silva Júnior, Augusto Vinicius Freire Carvalho, Laura Maria Cortez Silva, Ingrid Ribeiro Rodrigues, Paula Matos Torres e Mariana Oliveira Santos são do quarto concurso público para provimento na carreira de Defensor Público, realizado neste ano na gestão do ex-defensor público-Geral, José Leó Neto.

Para o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPESE), defensor público Rodrigo Cavalcante Lima, essa é uma grande conquista para Defensoria Pública de Sergipe.  "Hoje é um dia histórico, de muita alegria por empossamos esses seis primeiros colegas, dando início a um novo e belo capítulo da Defensoria Pública do Estado de Sergipe",  ressalta o presidente da ADPESE. "Essa posse representa a concretização de um sonho acalentado há praticamente 30 anos, o sonho da ampliação e da consequente interiorização da Defensoria Pública em nosso estado, levando justiça e cidadania para todos os sergipanos", complementa. 


O governador Belivaldo Chagas e o presidente da ADPESE, defensor público Rodrigo Cavalcante Lima.

O defensor público-geral, Vinicius Menezes Barreto, enalteceu o ingresso dos novos colegas. “É com absoluta alegria que recebemos seis novas e novos defensores públicos que irão fortalecer o quadro da Defensoria Pública. Os recebo como irmão mais velho e estou à inteira disposição para lhes dar apoio irrestrito no cumprimento com denodo e senso de responsabilidade pública da função que foi destinada à Defensoria Pública pela Constituição, que é a de, como instrumento democrático, garantir aos usuários o máximo acesso ao sistema de justiça, com empatia, amor e dedicação”, destacou. 

Na occisão, o defensor público-geral agradeceu o apoio do governador Belivaldo Chagas de Sergipe e dos deputados estaduais. “É também momento de agradecer ao Governo do Estado e a Assembleia Legislativa pelo apoio irrestrito que vem dando ao crescimento dessa instituição essencial à população sergipana”, pontuou.

Já o ex-defensor público-geral e atual secretário-Geral em Substituição, Leó Neto, que comandou a Defensoria Pública nos biênios 2018/2020 e 2020/2022, destacou a satisfação em ver um trabalho de busca incessante pelo aumento de cargos e pela abertura do concurso público. “Vejo como uma grande realização e satisfação pessoal e profissional o ingresso de seis defensores públicos que iniciaram no processo seletivo ainda na nossa gestão quando defensor-geral, pois sabia da extrema necessidade do concurso, assim como da criação de 50 cargos que farão a diferença para o povo carente do interior. Recebo todos como verdadeiros irmãos desta Casa do povo que é a Defensoria Pública”, enfatizou. 

“Foram criados cargos, que estão sendo preenchidos por meio de concurso e tenho certeza que a Defensoria Pública, da maneira que tem se firmado, tem a tendência de ampliar ainda mais o número de defensores para que a gente possa tê-los, principalmente, no interior do estado. Tenho o prazer de dizer que fui defensor, estive do outro lado, e tenho um carinho especial pela Defensoria Pública, em especial a de Sergipe, que tem se organizado, com a sorte de ter bons defensores, em especial os defensores gerais”, afirmou o governador Belivaldo Chagas. 


O governador Belivaldo Chagas entre o defensor público-geral, Vinicius Barreto, e o ex-defensor público-geral e atual secretário-Geral em Substituição, Leó Neto.

Segundo a empossada Ingrid Ribeiro Rodrigues, ser defensora pública vai muito além de uma conquista pessoal. “Sempre foi meu sonho ser defensora pública e, quanto mais estudava e me dedicava para me tornar defensora pública, mais entendia a importância desse cargo para a democracia e para a justiça brasileira. É uma honra integrar a Defensoria, vou fazer o meu melhor e espero retribuir a população de Sergipe o acolhimento que está me dando”, declarou. 

Para a empossada Mariana Oliveira Santos, tomar posse como defensora pública, sobretudo, no meu Estado, é gratificante. “Ser defensora para mim é lutar pela garantia de direitos das pessoas que, apesar de ter voz, não consegue determinados espaços que através da Defensoria, a gente consegue levar essas demandas para o judiciário e outras instituições na busca pela efetivação dos direitos das pessoas mais vulneráveis, que são invisíveis perante o sistema. A Defensoria Pública busca, justamente, concretizar esses direitos”, disse. 


Empossada

Durante a solenidade, o governador Belivaldo Chagas foi homenageado, não só pelo fato de também ser originário da Defensoria Pública de Sergipe (DPE/SE), como pelas ações do Governo do Estado voltados à instituição, a exemplo do projeto de lei sancionado para criação de 50 novos cargos para ampliação do quadro de defensores públicos.


Empossado

Ao final da cerimônia, os novos membros receberam os cumprimentos e logo após foi servido um coquetel aos participantes.