Novos defensores tomam posse e reforçam compromisso com a justiça em Sergipe

Milana de Castro Chaves e Renan Nóbrega de Queiroz atuarão no interior do Estado ampliando o acesso à justiça

Em uma cerimônia marcada por emoção e significado, dois novos defensores públicos foram empossados na manhã de segunda-feira (3) e passam a integrar o quadro da Defensoria Pública do Estado de Sergipe. O ato, presidido pelo defensor público-geral e presidente do Conselho Superior, José Leó Neto, aconteceu na sede da Instituição, em Aracaju, e contou com a presença de familiares, amigos e membros da carreira.

Foram empossados Milana de Castro Chaves e Renan Nóbrega de Queiroz, que agora se juntam ao corpo de defensoras e defensores públicos comprometidos com a promoção da justiça, da cidadania e da defesa dos direitos da população em situação de vulnerabilidade. 

Durante o ato solene, os novos membros realizaram o juramento oficial, assinaram o termo de posse e receberam botons e ultrabooks, simbolizando o início de suas trajetórias na Instituição. 

O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPESE) e membro do Conselho Superior da Defensoria Pública, Gerson Aragão, marcou presença no ato e celebrou a chegada dos novos colegas. “A posse de Milana e Renan representa a renovação do nosso compromisso com a sociedade sergipana. É uma alegria receber profissionais comprometidos com a missão de garantir o acesso à justiça e os direitos daqueles que mais precisam”, afirmou.

Para a nova defensora pública Milana de Castro, o momento marca a realização de um sonho. “Este é um momento muito importante, a realização de um grande sonho. Sempre admirei profundamente a Defensoria Pública. Tive a oportunidade de estagiar por dois anos na Defensoria, onde pude conhecer de perto o trabalho transformador que a Instituição de Sergipe realiza. Desde então, sonhava em fazer parte desse corpo de defensores, e hoje esse sonho se concretiza. É um dia de muita emoção, mas também o início de uma carreira brilhante que demanda grande responsabilidade”, afirmou. 

“A Defensoria é, de fato, a instituição que leva literalmente a justiça a quem mais precisa e onde muitas pessoas depositam a esperança de ver seus direitos garantidos. Pretendo dar o meu melhor como defensora pública nessa instituição maravilhosa e que admiro muito. Estou aqui para somar e me empenhar ao máximo para ser a melhor profissional que puder”, complementou Milana. 

Já o defensor público Renan Nóbrega expressou sua alegria e senso de responsabilidade com a nova missão. “É uma grande honra fazer parte desta instituição tão respeitada e reconhecida em todo o estado. Nossa missão primordial é concretizar direitos e garantir dignidade à população mais humilde. É uma enorme alegria tomar posse na Defensoria Pública de Sergipe, em um estado nordestino com tanta história e qualidade de vida”, declarou. 

“Assumir o cargo de defensor público é uma grande honra e responsabilidade enorme. Espero corresponder à altura desta Instituição e desempenhar meu melhor papel com dedicação e compromisso, buscando concretizar os direitos daqueles que mais precisam. Sempre almejei um cargo de relevância nacional, especialmente em um país tão desigual como o nosso, onde o defensor público é, muitas vezes, a ponte entre o cidadão e a justiça. Que possamos, por meio do nosso trabalho, dar voz e vez às pessoas mais marginalizadas da nossa sociedade”, concluiu Nóbrega. 

Os novos defensores irão atuar nas unidades da Defensoria Pública localizadas no interior do Estado, ampliando o alcance dos serviços e fortalecendo a presença da Instituição em todas as regiões de Sergipe.

Currículo dos empossados 

Natural de Olho d’Água das Cunhãs, no Estado do Maranhão, Milana de Castro Chaves, 26 anos, é formada em Direito pelo Instituto Camilo Filho (ICF), em Teresina, Piauí. Durante sua trajetória acadêmica e profissional, foi estagiária do Tribunal de Justiça do Piauí, da Defensoria Pública do Piauí, da Defensoria Pública do Maranhão e do Ministério Público do Maranhão. Também exerceu as funções de juíza leiga no Tribunal de Justiça e de oficial de justiça no Estado do Maranhão.