Seminário no TCE/SE: presidente da ADPESE participa de debate sobre a importância e o papel dos auditores de controle externo

Com o tema "O desafio do novo formato de controle da Administração Pública baseado em dados e evidências", o evento teve por objetivo debater o papel do auditor ...

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) sediou na manhã desta segunda-feira, dia 1º, em parceria com a Associação dos Auditores de Controle Externo (AUD-TCE-SE), o III Seminário dos Auditores de Controle Externo do TCE/SE. Com o tema "O desafio do novo formato de controle da Administração Pública baseado em dados e evidências", o evento teve por objetivo debater o papel do auditor de controle externo e a administração pública.

A Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPESE), através do presidente Rodrigo Cavalcante Lima, participou do seminário, que contou também com a presença de integrantes do corpo técnico do TCE e autoridades públicas, além a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo.

"É fundamental destacarmos que os auditores de controle externo desempenham um papel essencial para garantir que os recursos públicos sejam utilizados de maneira responsável e em benefício da sociedade. Sou testemunha de que o profissionalismo e a qualificação técnica das senhoras e senhores é imprescindível para que cada real gasto pelos administradores públicos esteja aliado com os princípios da legalidade, da economicidade e da eficiência. Mais até que uma função técnica, eu diria, que auditoria de controle externo é também uma vocação", afirmou a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo.

O evento foi composto por três palestras: "Avaliação Nacional dos órgãos de auditoria e instrução processual: perspectivas estruturantes e efetividade de atuação", ministrada pela auditora de controle externo do TCE/CE e mestre em planejamento e políticas públicas, Thaisse Craveiro; "Comunicação Humanizada", conduzida pelo juiz federal e escritor, Kleiton Ferreira; e "Palco eleitoral no final do mandato: condutas vedadas e a coreografia fiscal ", ministrada pelo auditor de controle externo do TCM/BA e professor da UFBA, Vitor Maciel.
 

Fotos: Marcelle Cristinne e Cleverton Ribeiro